Após mais de nove décadas sem celebrações, a devoção à Nossa Senhora do Rosário dos Pretos voltou a ser vivida em Itapecuru-Mirim com a realização de um tríduo em sua homenagem, entre os dias 05, 06 e 07 de outubro, este último é a data em que a Igreja dedica celebrações à Senhora do Rosário. O ato religioso marcou um importante resgate histórico e espiritual, reavivando uma tradição que por muitos anos fez parte da identidade religiosa e cultural da cidade.
O festejo de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, considerado um dos mais antigos de Itapecuru, deixou de ser realizado após a destruição de sua igreja, que era situada na antiga área da Associação da CAEMA. A tragédia ocorreu há mais de 90 anos, quando uma grande enchente do rio Itapecuru devastou o templo, interrompendo uma devoção que era especialmente significativa para a Irmandade dos Homens Pretos e para toda a comunidade local.
Durante os três dias do tríduo, fiéis participaram de missas e orações do Terço, expressando alegria e gratidão pela retomada dessa antiga tradição. No encerramento, após a Santa Missa, a professora e historiadora Maria do Carmo fez uma leitura sobre a história do festejo e sua importância na formação cultural e religiosa de Itapecuru.
A realização do tríduo, foi autorizada pelo padre Alonso Feitosa, e simbolizou um marco na preservação da memória e das tradições religiosas da cidade. Com essa celebração, renasce a esperança de que o festejo volte a fazer parte do calendário religioso de Itapecuru-Mirim, com o mesmo fervor e alegria de outrora, como expressão da fé do povo itapecuruense.
Há dois meses, o professor e pesquisador João Carlos Pimentel Cantanhede encontrou no acervo digital do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) três imagens raras da antiga igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e que podem ser acessadas no site Itapecuru Noticias pelo link abaixo.
https://www.itapecurunoticias.com/noticia/8293/imagens-raras-de-itapecuru-mirim-revelam-parte-da-historia-no-inicio-do-seculo-xx