Sábado, 30 de Agosto de 2025
22°C 35°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

O SERESTEIRO HAILTON REIS DOS TECLADOS

Um paladino das serestas em Itapecuru.

Samira Fonseca
Por: Samira Fonseca
30/08/2025 às 08h00
O SERESTEIRO HAILTON REIS DOS TECLADOS
Acervo pessoal de Hailton Reis

No Brasil, de acordo com a História, a seresta surgiu em meados do século XIX, oriunda das antigas serenatas trazidas pelos portugueses, em que os cancioneiros cantavam e tocavam pelas ruas durante a noite, parando diante das janelas das mulheres por quem estavam apaixonados.

Com o passar dos séculos, a seresta se popularizou a ponto de ser criada uma data comemorativa: 12 de setembro, em homenagem ao nascimento do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, que era amante desse gênero musical.

O professor Bruno Azevedo, em seu livro Em ritmo de seresta, afirma: “a seresta se organizava em um ambiente de festa que poderia ocupar espaços mais modestos, como calçadas, terrenos baldios, ruas, bares [...]”. Foi o que se viu na década de 1990 em Itapecuru-Mirim. Um dos principais nomes da seresta no município é o cantor e compositor Hailton Reis.

Continua após a publicidade
Anúncio

Hailton Reis Nascimento Rego, mais conhecido como Hailton Reis dos Teclados, apaixonou-se pela música ainda na infância. Sua mãe o levava à igreja aos domingos e foi lá, observando atentamente os músicos que tocavam e cantavam, que despertou para a música. Aos 12 anos, ele começou a executar seu primeiro instrumento musical: um violão emprestado por um amigo, com o qual aprendeu as primeiras notas.

Tempos mais tarde, Hailton Reis dedicou-se a aprender novos instrumentos, como a guitarra, o contrabaixo, a bateria e, por fim, o teclado, instrumento que acompanha todo seresteiro.

O cantor Hailton Reis dos Teclados se apresentou pela primeira vez no extinto Bar do Siqueira, quando fazia parte do Grupo Kaiser, ao lado de César Muniz e Laura. Mais tarde, integrou as Banda Revelação, Acordeom, o Grupo Ilha de São Luís, entre outros. Entretanto, o que Hailton realmente desejava era seguir carreira solo, tendo o teclado como instrumento ideal para dar início a esse projeto.

Continua após a publicidade
Anúncio

Reportando-se novamente ao professor Bruno Azevedo, que afirma em seu livro Em ritmo de seresta: “o seresteiro faz um tipo de música de baixíssimo custo, com somente um instrumento e um músico, o que, além de facilitar a contratação, acrescenta mobilidade”. Dessa forma, inspirado pelas canções da dupla sertaneja Zezé Di Camargo e Luciano, o seresteiro Hailton Reis deu início à sua carreira solo na também extinta Boate Adrenalina, permanecendo até hoje presente nas festas de Itapecuru-Mirim.

Com o advento dos paredões, as serestas passaram a ocorrer com menos frequência no município, o que levou Hailton Reis a aderir a outros gêneros, como o forró, o piseiro e o arrocha, este último oriundo da própria seresta. Ou seja, no tocante ao gênero musical, ele está sempre em busca de atualização.

Atualmente, o cantor Hailton Reis dos teclados continua divulgando seu trabalho nas redes sociais e realizando shows, participando das grandes festas de Itapecuru-Mirim e de outras cidades, consolidando-se como um verdadeiro paladino da seresta.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

 

 

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias