A prefeitura de Itapecuru Mirim vai pagar R$ 16 mil por mês no aluguel de prédio para alocar a Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS).
A informação está no Diário Oficial do Município (D.O.M) n° 1006/2025, do dia 17 de julho deste ano. O número do contrato é 171/2025 e dispõe sobre a locação de um imóvel para funcionamento da SEMUS e suas respectivas estruturas administrativas e operacionais.
Ainda de acordo com o documento, o valor total do contrato é de R$ 192 mil, o que significa vigência de 12 meses. Quem assina o contrato é a prefeitura e o empresário Reinaldo Rodrigues, respondendo pela Construtora e Imobiliária Perfil.
Nos últimos quinze dias pacientes têm denunciado em grupos de aplicativos de mensagens da cidade a falta de medicamentos para hipertensos e diabéticos na central de distribuição de medicamentos (farmácia básica) do município.
Além desta denúncia há também a cobrança dos pacientes que fazer tratamento de próstata por contratações de médico urologista que não atendem mais pela atenção básica. Até a gestão passada, dois profissionais estavam à disposição dos itapecuruenses no Centro de Especialidades Osman Coelho.
Os pacientes que necessitam deste tipo de atenção são obrigados a buscarem atendimento em outros municípios da região, como São Luís, Miranda do Norte ou na rede estadual de saúde, através da Clínica de Especialidades no município vizinho de Matões do Norte.
O contrato foi assinado no último dia 10/07 e a verba para pagamento desta despesa sairá do Fundo Municipal de Saúde.