
Ataques recentes de piranhas a banhistas no balneário Praia dos Amores, no município de Nina Rodrigues, distante cerca de 186 km da capital São Luís, assustam turistas e causam prejuízos ao comércio local.
Na última segunda-feira (10) a prefeitura publicou decreto de interdição temporária do local proibindo banho, nada e qualquer atividade de lazer que envolvam contato direto com as águas do rio munim em toda sua extensão de área balneável.
O documento é assinado pelo prefeito Jones Braga e segue recomendação das secretárias municipais de Saúde, Segurança Pública e Meio Ambiente devido a recorrentes e reiterados relatos de ataques de piranhas a banhistas.
Com objetivo de garantir a integridade física e a vida da população, a prefeitura decidiu interditar todo o local que atrai um número considerável de turistas e aquece a economia do município.
De acordo com o documento, o município iniciou um trabalho de pesquisa e investigação em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militares do Maranhão, através do 11° Batalhão sediado em Itapecuru Mirim, para identificar as causas dos ataques.
Estão sendo averiguados possíveis desequilíbrios ecológicos, alterações ambientais, se há despejo irregular de resíduos em algum ponto ou ao longo da extensão do rio.
Ainda serão consideradas as hipóteses de que os ataques tenham acontecido devido o período de reprodução da espécie, visto que o estado do Maranhão já está na Piracema; época de proibição da pesca em decorrência da procriação garantida por lei federal.
Guarda-vidas foram deslocados para vigilância permanente na Praia dos Amores e placas com alertas de ataques fora fixadas em diversos pintos do local, medida de efeito imediato.
A vigência do decreto é por tempo indeterminado, até que sejam apresentados os resultados dos estudos técnicos que possam solucionar o problema.