Um jovem trombonista vem conquistando seu espaço no cenário musical itapecuruense. Trata-se de Vinícius Belfort, de apenas 25 anos, dos quais 15 foram dedicados ao estudo da música e ao domínio de um instrumento notoriamente complexo: o trombone de vara.
Vinícius é acadêmico do curso de Música da Universidade Estadual do Maranhão, no campus de Itapecuru-Mirim. No entanto, sua trajetória musical teve início na Escola de Música Joaquim Araújo, em um período marcado por incertezas quanto à continuidade das atividades da instituição, que esteve prestes a encerrar suas portas.
Inicialmente, o jovem demonstrava interesse exclusivo pelo canto, mas, posteriormente, despertou-se nele a paixão pelos instrumentos de sopro, optando pelo trombone de vara. Sua dedicação diária ao estudo do instrumento revelou-se frutífera, culminando em sua atuação como professor de trombone na própria Escola de Música Joaquim Araújo (EMJA), tornando-se um dos poucos trombonistas atuantes na cidade.
Ao observar Vinícius Belfort cantando e tocando na Banda Lua de Inaiá — grupo que, inclusive, interpreta uma composição homônima de sua autoria —, dificilmente se imagina o esforço e a disciplina que envolvem a criação musical. O artista já possui 12 composições próprias, que deverão, em breve, ser apresentadas ao público itapecuruense.
No que concerne à dupla atividade de tocar trombone e cantar, Vinícius destaca-se por seu ecletismo, buscando inspiração no jazz norte-americano, em especial no músico e vocalista, Louis Armstrong, considerado o “rei do jazz”. Seu repertório, portanto, contempla não apenas o jazz, mas também gêneros como samba e reggae, este último muito apreciado no Maranhão.
Como todo exímio trombonista, Vinícius Belfort também integra grupos culturais de relevância no estado, participando como trombonista em manifestações tradicionais, como o Bumba-meu-boi de Presidente Juscelino e o Bumba-meu-boi Mocidade Alegre de Itapecuru-Mirim. Na última temporada junina, além de integrar a orquestra, ele contribuiu com interpretações vocais em algumas toadas.
Atualmente, Vinícius Belfort é considerado um músico de destaque em Itapecuru-Mirim, integrando a Banda de Música Joaquim Araújo, reconhecida como o maior patrimônio musical do município, e a cada dia, o jovem músico busca consolidar ainda mais o seu nome nas páginas da história da música itapecuruense.
Samira Fonseca - Mestra em Literatura pela Universidade Federal do Tocantins e ocupante da cadeira n° 33 da Academia Vargem-Grandense de Letras e Artes.