Sábado, 10 de Abril de 2021
98 98141-3481
Saúde ALERTA GERAL

Itapecuru registra em 3 meses o dobro de mortes por COVID-19 de todo o ano passado

Situação epidemiológica na cidade está fora de controle há 1 mês

31/03/2021 07h31 Atualizada há 1 semana
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Cemitério público municipal de Itapecuru Mirim. Foto: João Di Bragança
Cemitério público municipal de Itapecuru Mirim. Foto: João Di Bragança

Nesta terça-feira (30) o município de Itapecuru Mirim registrou um dado alarmante no combate à pandemia, já é mais que o dobro do ano passado o número de mortes por corinavirus.

No último dia 15 deste mês de março o site Itapecuru Notícias publicou matéria informando a população que após falecimento da professora Maria Lucinete da Conceição Pinto, Lucinha, naquele dia, o total de óbitos nos primeiros de 2021 se igualara aos 14 contabilizado em 2020 durante 10 meses. Para reler CLIQUE AQUI.

O boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura vem apresentando repetidas inconsistências quanto à contabilização das perda de vidas itapecuruenses para o corinavirus. O mais recente divulgado na noite de ontem, terça-feira (30), registra 36 mortes.

Questionada sobre ocorrência de subnotificação nos casos de COVID-19 nas estatísticas oficiais do município, a gestão informou, através da sua Assessoria de Comunicação (ASCOM), que só inclui óbitos fora da cidade quando estes são cadastrados no sistema do governo do estado do Maranhão.

O acompanhamento do combate à pandemia feito pela redação do IN desde o final de março de 2020, com pesquisa em registros do município e governo do estado, além de entrevistas com familiares, aponta que já chega a 48 óbitos até a noite de ontem, terça (30).

Isto significa que até a conclusão da matéria Itapecuru Mirim perdeu 34 pacientes para a COVID-19. É duas vezes e meia (mais que o dobro) das vidas que não conseguiram vencer a pandeia ano passado (14). Nenhuma nota alertando a população foi divulgada pela gestão do prefeito em exercício, Maurício Nascimento, ou do licenciado, Benedito Coroba, que assume hoje o cargo após tratamento de combate ao coronavirus.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vencendo a Pandemia
Sobre Vencendo a Pandemia
Esta é uma coluna destinada ao acompanhamento das ações do povo de Itapecuru Mirim no combate à pandemia de coronavirus.
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 09h00 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 26° Máx. 32°

31° Sensação
16.1 km/h Vento
58.2% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (11/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias