Sábado, 22 de Janeiro de 2022
33°

Pancada de chuva

Itapecuru Mirim - MA

Saúde CORONAVIRUS

ALERTA GERAL: Escola tem aulas suspensas por causa da COVID-19 em Itapecuru

Professora testa positivo e pais entram em pânico, prefeitura segue calada

27/11/2021 às 07h11 Atualizada em 28/11/2021 às 08h05
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Compartilhe:
Palácio municipal, sede do poder executivo local. Foto: Reprodução
Palácio municipal, sede do poder executivo local. Foto: Reprodução

Na última terça-feira (23) pais de alunos foram surpreendidos com a notícia de uma reunião na Unidade de Educação Básica (UEB) do bairro Roseana Sarney, em Itapecuru Mirim.

De acordo com a informação dos responsáveis por alunos da escola, uma professora teria testado positivo para Covid-19 e colocado tanto estudantes quanto colegas profissionais em risco.

O fato põe em alerta a cidade inteira, as aulas presenciais da rede municipal reiniciaram no último dia 9 de novembro. Ou seja, há menos de um mês e já coloca em xeque o "planejamento" da gestão Coroba quanto a volta às aulas que, até o mês setembro, não havia divulgado cronograma antes de reunião provocada pelo Ministério Público cobrando estratégia que garantisse a recuperação do déficit de aprendizagem do ano passado e primeiro semestre de 2021.

Na reunião a direção da escola comunicou que as aulas seriam suspensas e que os alunos da referida professora seriam submetidos ao teste de Covid-19, o que revoltou pais que manifestaram o desejo de garantirem o teste a todos da escola.

Alguns deles chegaram a declarar que "esta reunião nem era para acontecer", tendo em vista a certeza de infecção no ambiente. Mas a direção informou que neste período será realizada uma higienização no prédio.

O município de Itapecuru Mirim está entre os que não atingiram 70% de vacinados na sociedade com a segunda dose no Maranhão e só pode seguir as normas do novo decreto estadual liberando uso de máscaras em ambientes fechados caso atinja este índice, a não ser que os ambientes exijam comprovação de vacina contra o coronavirus.

Ontem, sexta (26), a prefeitura iniciou vacinação nos bairros com um carro levando profissionais e equipamentos até a comunidade da Torre e Roseana Sarney. De acordo com a assessoria, o objetivo é justamente aumentar a cobertura vacinal do município e o percentual de vacinados com segunda dose.

Mesmo com o governador Flávio Dino distribuindo mais de R$ 42 mil em prêmios para itapecuruenses que foram contemplados no programa Dose Premiada, a procura pela vacina D2 continuou muito baixa.

A prefeitura não utiliza os meios de comunicação de massa como emissoras de rádio, televisão e carros de som locais para chamar a população. Isto reduz o potencial de alcance da campanha de vacinação, prova são os números considerados insuficientes no combate à pandemia até aqui.

Em relação ao ano de 2020 a atual gestão mais que quadruplicou os registros de óbitos por Covid-19, segundo dados tanto do sistema municipal quanto da Secretaria de Estado da Saúde (SES) foram um total de 14 óbitos na gestão Miguel Lauand e 86 na de Bendito Coroba.

A enfermaria de campanha voltada a pacientes de Covid-19 foi foi desativada, após tímida retomada em 2021. Sobre a suspensão das aulas e os procedimentos a serem adotados, a prefeitura segue calada.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias