Domingo, 28 de Novembro de 2021 00:09
98 98141-3481
Saúde CORONAVIRUS

Itapecuru atinge 70% de cobertura vacinal e uso de máscara passa a ser facultativo

Falta gestão Coroba publicar novo decreto com liberação em todo o município

18/11/2021 09h54 Atualizada há 1 semana
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Foto: Portal Secretaria de Saúde do Maranhão
Foto: Portal Secretaria de Saúde do Maranhão

O governo do estado publicou, no último dia 10 de novembro, novo documento regulamentando o uso de máscara nos 217 municípios do Maranhão.

De acordo com o Decreto nº 3.176 que libera o uso deste Equipamento de Proteção Individual (EPI) em locais abertos em todo o estado. Para locais fechados, as novas regras são de que em municípios com mais de 70% de vacinação com as duas doses ou dose única o uso fica a cargo de cada indivíduo.

Até a data de publicação do decreto, Itapecuru Mirim não estava entre os 13 municípios do Maranhão figurando na lista do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), do Ministério da Saúde. Nem havia atingido este percentual no sistema de informação do governo no estado, isto apenas aconteceu no último dia 16, terça-feira.

A partir de agora, a população poderá decidir pelo uso ou não de máscaras em locais fechados no município de Itapecuru Mirim. Desde que obedecido o que determina o parágrafo 2º, Art 5º do decreto estadual que flexibiliza esta proteção em estabelecimentos que exijam comprovantes de vacinação das duas doses ou doses únicas. Porém, ainda está em vigor o decreto municipal nº 062/2021, de 05 de julho de 2021, que dispõe sobre as medidas de combate e proteção contra a COVID-19 e determina o uso de máscaras tanto em locais abertos quanto fechados.

É preciso que a gestão Coroba edite novo documento seguindo as diretrizes anunciadas pelo governador Flávio Dino e facultar o uso da proteção facial de acordo com a legislação estadual. A população está aguardando as decisões do poder executivo municipal.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias