Sábado, 10 de Abril de 2021
98 98141-3481
Saúde CORONAVIRUS

Itapecuru: 4 novas mortes por COVID-19 são registradas em menos de uma semana

Números voltam a preocupar população e prefeitura mantém enfermaria de campanha desativada

11/02/2021 14h36 Atualizada há 1 mês
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José das Neves Oliveira Martins. Bairro Trizidela. Foto: Telmar Félix
Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria José das Neves Oliveira Martins. Bairro Trizidela. Foto: Telmar Félix

Os números de pessoas com COVID-19 têm aumentado de maneira considerável em Itapecuru, a estatística vem sendo publicada diariamente nos boletins epidemiológicos divulgados pela administração Benedito Coroba.

Do último dia 4 de fevereiro até ontem, quarta-feira (10), quatro óbitos por coronavírus ligaram o sinal de alerta. Segundo especialistas ouvidos pela equipe da Itapecuru Webtv, isto significa quase uma morte de pacientes acometidos por COVID-19 a cada dia. Índice preocupante para os padrões locais.

Apesar da evolução nos casos ativos, suspeitos e óbitos, a prefeitura mantém desativada a enfermaria de campanha montada pela gestão do ex-prefeito Miguel Lauand (PRB) que deu suporte na maior parte do ano de 2020 ao acompanhamento de pacientes infectados. Instalada na UBS Maria José das Neves Oliveira Martins, bairro Trizidela, para lá eram encaminhados os pacientes que testavam positivo e necessitavam de internação. Hoje não há um local de atendimento especializado na rede municipal de saúde que possa servir para o mesmo fim.

Os boletins epidemiológicos não apresentam internações em leitos regulares ou nas Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) desde 1º de janeiro de 2021. Desta forma, recai sobre a administração municipal acusação feita por ela mesma de que não há em sua própria rede  de saúde acompanhamento hospitalar especializado eficiente que impeça o agravamento do quadro daqueles infectados pelo coronavírus.

De acordo com informação publicada no site oficial da prefeitura de Itapecuru, a campanha municipal de vacinação, iniciada na semana passada, até a conclusão desta matéria havia atingido um total de 72,73% das 660 vacinas recebidas. Ou seja, 480 doses aplicadas como mostra a imagem abaixo.

Porém, na página do governo do estado do Maranhão que monitora nos 217 municípios os números divergem espantosamente. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES) Itapecuru Mirim recebeu até esta quarta-feira (10), ontem, 1.020 vacinas e aplicou 484 doses, o que corresponde a apenas 47,45% deste total. Veja abaixo

A vacinação de idosos começou de maneira muito tímida nesta quarta-feira (10) após reclamações pela demora para atender este grupo prioritário, a expectativa da sociedade é que seja reativada a enfermaria de campanha o quanto antes. Ainda aguardam pelas primeiras vacinas os quilombolas e ribeirinhos, que também são prioritários.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vencendo a Pandemia
Sobre Vencendo a Pandemia
Esta é uma coluna destinada ao acompanhamento das ações do povo de Itapecuru Mirim no combate à pandemia de coronavirus.
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 08h38 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 26° Máx. 32°

32° Sensação
17.3 km/h Vento
62.4% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (11/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias