Quinta, 25 de Fevereiro de 2021
98 98141-3481
Saúde CORONAVIRUS

Cadê o Plano Municipal de Vacinação contra o COVID-19 de Itapecuru?

Entrega aos municípios do MA começa na quarta (20), afirma governador Flávio Dino

18/01/2021 04h53 Atualizada há 1 mês
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após aprovação do uso emergencial pelos diretores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), por unanimidade, neste domingo (17), o governo do estado anunciou que a partir de quarta-feira (20) os municípios já terão em mãos as vacinas CoronaVac e a vacina de Oxford para darem início a seus planos municipais de vacinação.

O site Itapecuru Notícias divulgou na semana passada três matérias importantes, alertando os itapecuruenses da urgência de estratégias que venham garantir a vacinação da sociedade de maneira imediata. A primeira delas tratava do Plano Estadual de Vacinação (CLIQUE AQUI), anunciado pelo governo. A segunda informou sobre o treinamento que o a Unidade Regional de Saúde de Itapecuru realizou com os 14 municípios para receberem a vacina quando disponível (CLIQUE AQUI)  e a terceira sobre a distribuição de seringas e agulhas para a regional de Itapecuru, feita pela Central de Distribuição do estado (CLIQUE AQUI).

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, no início da noite de ontem (17) anunciou que a vacinação contra COVID-19 começará a partir das 10h da manhã, na próxima quarta (20), em todo o país. O governador Flávio Dino garantiu em suas redes sociais que nesta data todos os municípios já terão recebido suas respectivas vacinas para imunizar a população, para isso serão usados 3 aeronaves, 3 helicópteros e cerca de 30 automóveis.

 Até agora a prefeitura de Itapecuru Mirim não divulgou o Plano Municipal de Vacinação contra COVID-19 ou qualquer planejamento estratégico com objetivo de garantir o acesso da população à vacina em caráter emergencial. A gestão Coroba tem mostrado um certo relaxamento quanto ao combate à pandemia desde que assumiu, só apresentou o decreto com novas normas de prevenção após ser pressionada pela sociedade, realizou eventos oficiais sem distanciamento social, sem esquecer da participação do próprio prefeito, que está no grupo de risco, em determinadas ocasiões sem uso de máscara. Tudo divulgado pela própria prefeitura.

Realizado ontem (01 de janeiro), no Templo da Assembleia de Deus, no bairro Aviação, um Culto em Ação de Graças, para a...

Publicado por Prefeitura Municipal de Itapecuru-Mirim em Sábado, 2 de janeiro de 2021

De acordo com a secretaria de estado da saúde (SES), no Maranhão há 2.124 salas de vacinação. Este número pode ser ampliado para um total de 2.500 salas. A estimativa é de que 1.750.338 (um milhão, setecentos e cinquenta mil, trezentos e trinta e oito) pessoas sejam vacinadas logo na primeira etapa, que deve durar 7 semanas. A campanha de vacinação será realizada pelas secretarias municipais de saúde nos 217 municípios, com apoio da Força Estadual de Saúde, técnicos da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária Estadual que juntos somam 60 apoiadores treinados pelo governo Flávio Dino.

Itapecuru Mirim não sabe ainda onde será o atendimento, quais ações serão priorizadas, a população aguarda ansiosa informações. Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela gestão Coroba, há um total de 4.751 casos notificados de coronavirus no município. 05 deles considerados suspeitos, 13 ativos e registrados 15 óbitos. O número total de casos confirmados é de 1.123, já o de recuperados chega a 1.095. Descartados foram 3.623.

A gestão Miguel Lauand deixou toda estrutura necessária para que seja posto em prática e de maneira emergencial o Plano Municipal de Vacinação contra a COVID-19, basta que Coroba siga os protocolos e coloque em prática o Plano de Contingência elaborado no início do ano passado (2019); assim que começaram as ações oficiais da prefeitura no combate à pandemia. A enfermaria de campanha montada no bairro da Trizidela pode ser reativada e disponibilizar salas de vacina para população. A central de atendimento para COVID-19, montada no centro, é outra alternativa.

Fato é que Itapecuru não tem estratégias apresentadas com antecedência como fizeram governo federal e estadual, antecipando-se em logística, capacitação de servidores e locais estratégicos para atender a sociedade em caráter emergencial. Os itapecuruenses aguardam preocupados pronunciamento do prefeito Benedito Coroba no sentido de tranquilizar a sociedade que espera dele soluções.

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vencendo a Pandemia
Sobre Vencendo a Pandemia
Esta é uma coluna destinada ao acompanhamento das ações do povo de Itapecuru Mirim no combate à pandemia de coronavirus.
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 15h43 - Fonte: Climatempo
25°
Pancada de chuva

Mín. 25° Máx. 32°

25° Sensação
15.1 km/h Vento
65.8% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (26/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 30°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Sábado (27/02)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias