Sexta, 22 de Janeiro de 2021
98 98141-3481
Saúde CORONAVIRUS

Itapecuru começa 2021 ignorando COVID-19 sob gestão de Bendito Coroba

Nenhum decreto instituindo ou prorrogando normas de segurança foi editado até o momento

03/01/2021 10h55 Atualizada há 2 semanas
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
 Prefeito Benedito Coroba em ato público sem máscara no dia de sua posse. Foto: Ascom Prefeitura de Itapecuru Mirim
Prefeito Benedito Coroba em ato público sem máscara no dia de sua posse. Foto: Ascom Prefeitura de Itapecuru Mirim

Após tomar posse no último dia 1º de janeiro, o promotor aposentado e ex-deputado estadual Benedito Coroba (PSB) não se mostrou muito preocupado com a pandemia no âmbito municipal. Nenhum decreto tratando sobre as normas de segurança no combate ao coronavirus foi editado até a conclusão desta matéria, como espera grande parte da população itapecuruense.

O último documento com objetivo de resguardar a saúde e bem-estar dos cidadãos locais foi o Decreto nº 1017/2020, que manteve até 31 de dezembro de 2020 todas as normas para a prevenção do contágio por COVID-19 em Itapecuru, assinado pelo agora ex-prefeito Miguel Lauand (PRB). Dentre as determinações estavam o funcionamento do comércio até as 22h, organização de filas com distanciamento, uso obrigatório de máscaras por funcionários e clientes, disponibilização de álcool em gel, água e sabão para funcionário e clientes, dentre outras.

A ausência de ferramenta para disciplinar o que pode ou não quanto ao coronavirus acaba atrapalhando os órgãos de segurança que ficam com as mãos atadas. Exemplo claro é que sem um decreto a realização de festas, shows artísticos e similares volta a estar liberada e nem a Polícia Militar, Bombeiros ou Guarda Municipal podem exigir encerrar ou o fechamento de estabelecimentos e eventos já que não há legalmente algo que proíba.

Outra situação é a retomada do cotidiano na administração pública que até 31 de dezembro de 2020 deveria obedecer às regras do Decreto nº 1017/2020, suspendendo o atendimento ao público em todas as secretarias mantendo apenas trabalhos internos para funcionamento destas autarquias. Sem um novo documento fica a dúvida: Os servidores públicos municipais voltarão atender normalmente ao público ou continuam como estavam?

Curioso é que no ato de posse tanto o prefeito quanto toda sua equipe fizeram uso de máscaras, mas o decreto para normatizar a postura da sociedade oficialmente foi esquecido.

Assinatura do ato de posse no auditório da prefeitura. Foto: Ascom prefeitura de Itapecuru Mirim

 

Embora este domingo seja apenas o 3º dia da gestão Coroba, a equipe de transição tinha exatamente este papel de preparar as medidas necessárias para não deixar o município parar e manter a continuidade na prestação de serviços públicos. Em seu discurso de posse o prefeito elogiou a equipe de transição afirmando que foi perfeito todo o processo, todavia a ausência de um decreto ou outra ferramenta referente à COVID-19 denuncia que algo ficou a desejar.

No portal da transparência da prefeitura de Itapecuru nada de novo consta sobre coronavirus, a última atualização foi feita ainda em 23 de dezembro de 2020 como mostra a imagem abaixo. A logomarca também continua da gestão de Dr Miguel Lauand, além das estatísticas e gráficos alimentados pela administração anterior.

Neste momento em que o mundo se prepara para uma nova onda do coronavirus e aguarda a vacina, os itapecuruense esperam para segunda-feira (4) comunicado sobre o assunto por parte da nova gestão que tem como slogan Transparência e Desenvolvimento. 

8 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 07h17 - Fonte: Climatempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 31°

28° Sensação
11.2 km/h Vento
84.8% Umidade do ar
83% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias