OSTEO REABILITH 2020
PANIFICADORA KAROL
SEGURANÇA

UPR Itapecuru realiza visita social e inspeção virtual neste período de pandemia

Juíza Mirella Freitas, vara de execuções penais, fala sobre utilização da tecnologia e continuação dos trabalhos

25/05/2020 06h35Atualizado há 1 mês
Por: Redação
Fonte: Ascom SEAP MA
Diretor adjunto, João Gabriel, realizando visita social virtual com interno da UPR Itapecuru
Diretor adjunto, João Gabriel, realizando visita social virtual com interno da UPR Itapecuru

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) vem utilizando a tecnologia como uma forte aliada do Sistema Penitenciário do Maranhão no combater ao Coronavírus. A gestão já implantou, nas 45 unidades prisionais e em 07 Associações de Proteção aos Recuperandos (APAC’S) do estado, cinco importantes serviços que funcionam de maneira virtual e objetivam atender a pessoa privada de liberdade.

Entre as ferramentas usadas com auxilio tecnológico pela Seap estão: a audiência virtual, visita social virtual, atendimento de advogados e defensoria virtual, intimação virtual e a inspeção virtual.

“São recursos que vêm para auxiliar nas ações de enfrentamento ao Covid-19, mas nossa ideia é fazer com que permaneçam, pós-pandemia, como serviços em prol da Execução Penal de forma contínua”, conta o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Murilo Andrade de Oliveira.

 

A visita social virtual foi uma das primeiras medidas adotadas como forma de prevenção ao novo coronavírus. A proposta é amenizar os efeitos da suspensão temporária das visitas presenciais e contribuir para que o apenado possa manter o vínculo com os familiares, sem o risco de ser acometido pela doença. Mais de 2 mil visitas sociais virtuais já foram agendadas pela Seap.

Para continuar a manter o atendimento jurisdicional aos internos, também foi implementada pela Seap, Portaria Conjunta com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), que disponibiliza o atendimento de advogados e defensores públicos, assim como a intimações por oficiais de justiça.

As inspeções virtuais que estão sendo realizadas por juízes nas unidades prisionais e APAC’s, também estão dando continuidade ao trabalho da Coordenadoria de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Penitenciário do TJMA e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

“Já iniciamos as inspeções nas unidades do estado, assim os internos sabem que estamos de forma virtual analisando as situações e dando continuidade ao nosso trabalho, apesar do momento de enfretamento ao Covid-19 que estamos vivenciado”, disse a juíza Mirella Cezar Freitas, titular da 2ª Vara da Comarca de Itapecuru-Mirim.

Todas as ações são realizadas via plataforma desenvolvida pela Seap e, funcionam pelo site da secretaria, ou via agendamento com as unidades prisionais do Estado.

 

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 00h38
26°
Poucas nuvens Máxima: 33° - Mínima: 25°
28°

Sensação

8.4 km/h

Vento

84.4%

Umidade

Fonte: Climatempo
OSTEO REABILITH 2020
Municípios
Últimas notícias
PANIFICADORA KAROL
Mais lidas