OSTEO REABILITH 2020
PANIFICADORA KAROL
ELEIÇÕES 2020

Itapecuru: Presidente da câmara ataca governador e critica parceria entre estado e município

Enquanto a população realiza campanhas para doar EPIs a profissionais da saúde do hospital regional e UBS o vereador faz gol contra

17/05/2020 14h03
Por: Alberto Júnior
Fonte: Da Redação
Vereador Carlos Júnior fazendo self em evento com presença do governador Flávio Dino. Foto: Reprodução facebook
Vereador Carlos Júnior fazendo self em evento com presença do governador Flávio Dino. Foto: Reprodução facebook

O presidente da câmara de vereadores de Itapecuru Mirim, Carlos Júnior, usou as redes sociais na noite de ontem, sábado (16), para atacar o governador Flávio Dino (PCdoB) e uma parceria que está dando certo entre estado e prefeitura no município.

Argumentado por uma internauta sobre a divergência entre números de casos testados positivos para COVID-19 em Itapecuru, divulgados pela prefeitura, e os dados estatísticos da secretaria estadual de saúde (SES); o vereador disparou comentando que "o governador Flávio Dino fez de conta que nossa regional nem existe" e seguiu afirmando que o estado não está investindo no Hospital Regional Adélia Matos Fonseca (HRAMF) quanto ao combate à pandemia de coronavirus.

Segundo o presidente do poder legislativo itapecuruense, "os 5 leitos de ambulatórios no HRAMF" são "custeados totalmente pelo município em tudo" e completou afirmando ainda que "não temos um hospital de referência na regional. Nossa referência é São Luís que já está em processo de estagnação", finaliza o vereador.

Até pouco tempo atrás Carlos Júnior fazia questão de postar fotos em redes sociais que deixasse evidente sua proximidade com o Palácio dos Leões, nos bastidores da política local todos se perguntam o que aconteceu. Corre à boca pequena nos grupos de amigos e em mensagens privadas via aplicativos que o edil anda meio fora dos holofotes e com a chegada das eleições queira ensaiar certo brilho imediatamente.

Hoje há uma parceria muito positiva entre estado e município de Itapecuru. O hospital regional trabalha junto à secretaria de saúde local para combater o único inimigo em comum neste momento, o vírus da COVID-19. Com resultados satisfatórios divulgados a cada dia, o HRAMF registrou até a conclusão desta matéria número de recuperados maior que de óbitos. Para reler matéria sobre o assunto CLIQUE AQUI.

Vereador Carlos Júnior (esq) em evento com presença do governador Flávio Dino (centro) acompanhado do prefeito Miguel Lauand (dir)

 

O presidente da câmara mostra desconhecer os fatos que deveriam estar sendo acompanhados diariamente por seu gabinete. O HRAMF é a referência para 14 municípios que compõem a regional, as cidades encaminham a esta unidade pacientes mais graves de infecção pelo COVID-19 e caso o quadro clínico deles se agrave são encaminhados a São Luís. Existem 5 leitos de isolamento e não ambulatoriais, como afirma o vereador. Foram estes mesmos 5 leitos que trataram as pessoas consideradas curadas de coronavirus.

Dentre os pacientes tratados no hospital regional está a comandante da Guarda Municipal de Itapecuru Mirim, Marciovany Sampaio, que em entrevista exclusiva à Itapecuru Webtv fez questão de agradecer o atendimento recebido no HRAMF e parabenizar os profissionais que estiveram de plantão durante o período que ficou internada.

O combate à pandemia de forma conjunta entre HRAMF e SEMUS, com foco na saúde da população, é prova de que quando há parceria entre governos a sociedade é atendida com maior eficácia. Na última semana a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) entregou equipamentos de proteção individual (EPI) para uso dos funcionários de plantão na área de tratamento por coronavirus.

O deputado estadual itapecuruense Wendell Lages (PCdoB) também enviou equipamentos de proteção aos funcionários do hospital regional. A ação aconteceu na semana passada com repercussão positiva na sociedade, um gesto que deve ser copiado pelo presidente da câmara de vereadores com urgência. Assim, ficaria claro seu desprendimento a questões meramente político-partidárias que vêm sendo encaradas como eleitoreiras por grande parte da população.

Sensibilizada com a situação dos profissionais de saúde tanto do HRAMF quanto da secretaria municipal de saúde em Itapecuru, a sociedade tem se organizado em campanhas para arrecadar fundos destinados à compra de equipamentos e insumos para aqueles que estejam trabalhando na linha de frente da luta contra o coronavirus. Foram arrecadados pouco mais de R$ 10 mil apenas na campanha do grupo Meu Partido É Itapecuru, que conta com membros de todos os segmentos e com as mais variadas concepções políticas possíveis. Tudo foi posto de lado para focar no combate ao vírus.

Ver o presidente da câmara de vereadores atacar em vez de se engajar nestas ações de solidariedade aos profissionais de saúde do município, quer sejam do HRAMF ou da SEMUS, leva a população a se perguntar "de que lado está a câmara nessa batalha, quer ajudar a vencer ou marcar gol contra?" A hora agora é de união, de lutar junto, de mostrar-se acima de pormenores, de deixar que a política partidária seja tratada em seu momento certo, na eleição. O povo de Itapecuru escolheu Fernanda Gabriele, uma garotinha de 6 anos de idade, como símbolo dessa campanha. Ela pediu à mãe que tirasse do seu cofre em forma de porquinho todo o dinheiro e doasse "para proteger nossa saúde".

Na próxima terça-feira (19), pela segunda vez só este mês, o presidente convocou a direção do hospital regional para comparecer à sessão ordinária daquela casa e "prestar esclarecimentos". Estranho é o presidente insistir em querer "explicações" de um órgão estadual, portanto fora de sua alçada como parlamentar, e não se pronunciar diante das reclamações dos itapecuruense quanto às Unidades Básicas de Saúde (UBS) que começam a ganhar as redes sociais.

Parece que a intenção é criar uma cortina de fumaça para desviar as atenções da população de assuntos que realmente são dever do poder legislativo local, como fiscalizar estas reclamações. O presidente ajudaria muito mais se fizesse uma arrecadação entre seus pares e destinasse à compra EPIs para esses profissionais, cestas básicas para aqueles que precisam ou mesmo gravasse um vídeo com esclarecimentos sobre prevenção do coronavirus.

Resta saber verdadeiramente o que está acontecendo no poder legislativo itapecuruense.

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 02h43
26°
Muitas nuvens Máxima: 34° - Mínima: 25°
28°

Sensação

8.7 km/h

Vento

87.9%

Umidade

Fonte: Climatempo
OSTEO REABILITH 2020
Municípios
Últimas notícias
PANIFICADORA KAROL
Mais lidas