OSTEO REABILITH 2020
PANIFICADORA KAROL
REINO EDUCACIONAL 970X90
CORONAVIRUS

Prefeito causa pânico ao divulgar suposta suspeita de coronavirus em Itapecuru

A paciente está fora da cidade há cerca de 15 dias e não teve passagem pelo sistema de saúde do município

24/03/2020 07h06Atualizado há 3 dias
Por: da Redação
Fonte: Da Redação
Palácio Municipal de Itapecuru. Foto: João Di Bragança
Palácio Municipal de Itapecuru. Foto: João Di Bragança

No meio da noite de ontem, segunda-feira (23), a prefeitura de Itapecuru Mirim publicou nota informando o registro do primeiro caso suspeito de COVID-19 (coronavirus) no município. Isso causou pânico na população, muitos sequer conseguiram dormir e antes mesmo do raiar do dia dezenas de mensagens foram enviadas à redação do site Itapecuru Notícias com pedidos de esclarecimentos. Lei a seguir mensagem divulgada pelo prefeito Miguel Lauand.

O Prefeito Municipal Dr Miguel Lauand vem por meio desta nota, informar à população a existência de um caso suspeito de contaminação pelo coronavírus em nossa cidade. Uma idosa de 69 anos, ao apresentar os sintomas, foi imediatamente transferida do Hospital Regional Adélia Matos Fonseca para o Hospital Socorrão I, e posteriormente para o Hospital Dr Carlos Macieira, em São Luís (MA), que é a referência de tratamento dos casos no Maranhão. A paciente está sendo monitorada por equipes dos governos estadual e municipal de Itapecuru Mirim. Logo que o Prefeito Miguel Lauand soube da situação, enviou um enfermeiro para acompanhar o caso agora à noite, e amanhã (24 de março) uma equipe multidisciplinar estará fazendo uma visita à família, para ser estabelecido os procedimentos, de acordo com o protocolo das autoridades sanitárias do estado. Pedimos que todos mantenham a calma, obedeçam as principais medidas de prevenção, e principalmente não saiam de casa. Ressaltamos que as informações sobre o caso só tem autenticidade quando divulgadas pelas nossas redes sociais.

Após divulgação deste texto nossas equipes em Itapecuru e São Luís imediatamente entraram em ação e passaram a madrugada inteira concluindo trabalho investigativo para informar com precisão a sociedade itapecuruense. O resultado foi espantoso e um alívio.

Estamos acompanhando o hospital regional Adélia Matos Fonseca, em Itapecuru Mirim, há cerca de 8 dias ininterruptos; é lá a referência da região para os primeiros atendimentos de casos suspeitos, inclusive com leitos já preparados para isolamento se necessário. Naquela unidade nenhum paciente do sexo feminino com a idade de 69 anos e apresentando sintomas de COVID-19 foi registrado até a conclusão desta matéria. Chegou à redação do Itapecuru Notícias que a paciente referida na nota da prefeitura seria oriunda de uma comunidade rural de Itapecuru, seguimos investigando e fazendo a checagem das informações.

Identificamos uma moradora com tais características e que se encontrava internada no hospital Djalma Marques, o Socorrão I, em São Luís. Entra em ação nossa reportagem na capital que consegue refazer todo o histórico da paciente de acordo com relatos de familiares. A essa altura o relógio marcava 02:15h da madrugada de hoje, terça (24), quando conseguimos desvendar a situação com ajuda de nossos colaboradores em regime de plantão para que os itapecuruenses possam estar a par de dados precisos, claros e objetivos. Aqui nós manteremos o sigilo do nome da paciente, porque não tivemos autorização da família para divulgá-lo, e também da localidade na zona rual de Itapecuru pelas razões abaixo expostas:

A paciente está cerca de 15 dias fora da localidade em Itapecuru. Segundo os parentes, fora visitar e ficou hospedada na casa de uma sobrinha na cidade de Miranda do Norte. Lá teve problemas de saúde e deu entrada no hospital do município, os sintomas não foram de COVID-19. Há dois anos esta paciente foi acometida de Trombose e (ainda de acordo com relatos de familiares) há muitos anos sofre de Cardiomegalia, mais conhecida como Coração Grande. No lugar onde mora, já vivia recolhida socialmente por questões de mobilidade; não saia de casa para absolutamente nada, disseram.

Por ter estado no hospital de Miranda do Norte dias antes e por complicações em seu quadro clínico, os médicos decidiram transferi-la para o hospital Djalma Marques, Socorrão I, em São Luís, no último sábado (21); lugar onde permaneceu internada até a noite de ontem, segunda-feira (23), quando foi transferida para o hospital Dr Carlos Macieira por volta da da meia-noite (24;00h). Os médicos informaram à família que a paciente ficaria em isolamento para fazer testes referentes à gripe H1N1, também para COVID-19 (coronavirus) e que os resultados serão informados aos parentes tão logo sejam concluídos.

Portanto, alguns pontos devem ser levados em consideração:

1. A paciente vivia em isolamento social por causa de sua condição de saúde já debilitada pela Cardiomegalia (Coração Grande) que tem como sintomas a falta de ar e tonturas.

2. A paciente foi acometida de Trombose, coágulo sanguíneo em uma ou mais veias da perna ou coxa. Essa condição a impedia de sair de casa regularmente.

3. A paciente está fora da localidade onde mora em Itapecuru há 15 dias e neste período não viajou, nem teve contato com alguém que tenha estado em locais considerados de risco pelas autoridades de saúde por ocorrência de casos registrados de COVID-19.

4. A paciente não deu entrada em qualquer unidade básica de saúde do município de Itapecuru, visto que estava hospedada em casa de uma sobrinha na cidade vizinha de Miranda do Norte quando sentiu-se mal.

5. A paciente não apresentou, no momento de sua internação, quadro que indicasse sintomas do COVID-19, por esse motivo o hospital de Miranda Não encaminhou para o hospital regional Adélia Matos Fonseca em Itapecuru. Que é referência na região.

6. A paciente não deu entrada no HRAMF com quadro clínico que pedisse cuidados específicos para COVID-19, como determina protocolo da secretaria estadual de saúde.

Com este levantamento feito por nossos colaboradores é provável que a paciente não tenha sido infectada por COVID-19, e caso tenha ocorrido a infecção não tem relação com o município de Itapecuru Mirim. Os alertas da prefeitura são extremamente válidos, o trabalho de prevenção que a gestão Miguel Lauand está conduzindo é fundamental e merece a atenção de todos os itapecuruenses. Mas é preciso ter cautela na divulgação de informações, torna-se primordial a checagem prévia para que o pânico não tome conta dos moradores.

Nossa equipe continuará em regime de plantão para esclarecer a sociedade sobre o combater à propagação do COVID-19 (coronavirus). Neste momento delicado, temos o dever de levar a você, leitor, a informação com precisão cirúrgica e assim o faremos. Aqui deixamos claro que este texto tem o objetivo único e exclusivo de instruir e jamais de confrontar as autoridades do município; assim como qualquer outro, nós da equipe também somos cidadãos itapecuruenses e estamos vulneráveis ao COVID-19 e neste momento o melhor a fazer é seguir as medidas de prevenção amplamente divulgadas pela prefeitura de Itapecuru, governo do estado e ministério da saúde.

FIQUE EM CASA, o momento é de ficar com a família e evitar ao máximo sair às ruas. Deixe que os profissionais de saúde do município façam seu trabalho e conduzam a situação, eles foram preparados para isso. Obedeça as determinações dos órgãos de saúde, seja prudente e não exponha a si próprio e sua família a um perigo que ainda não temos a cura. Prevenção é a arma mais eficaz, previna-se. Veja abaixo decreto assinado pelo prefeito com novas medidas preventivas.

Para ler o decreto na íntegra CLIQUE AQUI

informações completas serão exibidas no programa Itapecuru Notícias, que vai ao ar a partir do meio-dia pelas nossas redes sociais facebook, youtube, instagram e é retransmitido pelas rádio Alvorada FM e Palmares FM para Itapecuru, Miranda do Norte, Anajatuba, Cantanhede e Santa Rita. Siga e Inscreva-se em nossos canais para ficar informado sobre tudo que acontece em Itapecuru e região.

2comentários
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 00h14
26°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 25°
28°

Sensação

8.1 km/h

Vento

89.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
OSTEO REABILITH 2020
REINO EDUCACIONAL 300X250
Brasil Cursos
Municípios
REINO EDUCACIONAL 300X250
Últimas notícias
REINO EDUCACIONAL 300X250
PANIFICADORA KAROL
Mais lidas
Anúncio
Anúncio