Quinta, 11 de Dezembro de 2025
23°C 35°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

DNIT avança na recuperação da BR-135 no Maranhão com tecnologia whitetopping

As intervenções integram o Novo PAC e representam um investimento aproximado de R$ 382 milhões

Alberto Júnior
Por: Alberto Júnior Fonte: Governo Federal do Brasil
10/12/2025 às 18h16 Atualizada em 10/12/2025 às 18h30
DNIT avança na recuperação da BR-135 no Maranhão com tecnologia whitetopping
Imagem: Divulgação

No Maranhão, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) registra avanços significativos nas obras de recuperação da BR-135, entre os municípios de Miranda do Norte e Alto Alegre do Maranhão.

O projeto consiste na aplicação de concreto utilizando a técnica conhecida como whitetopping em um segmento de 74 quilômetros de pista no trecho do km 125,72 ao km 199,50. As intervenções integram o Novo PAC e representam um investimento aproximado de R$ 382 milhões do Governo Federal.

Até o momento já foram entregues 43 quilômetros de pavimento de concreto, substituindo a antiga base asfáltica por uma camada de alta resistência. O contrato já atingiu 55% de execução, restando cerca de 31 quilômetros para a conclusão.

Continua após a publicidade
Anúncio

Com a expectativa de durabilidade de 30 anos, a tecnologia em whitetopping consiste no revestimento de uma camada de concreto sobre a base existente, aumentando a durabilidade diante de cargas pesadas e desgaste natural.

Com a conclusão prevista para o fim de 2026, a obra deve ampliar a conectividade entre os municípios do norte e oeste do Maranhão, impulsionando o escoamento da produção e economia local.

Continua após a publicidade
Anúncio

A obra não apenas reforça a infraestrutura rodoviária, mas também representa ganho significativo em segurança, redução de custos de manutenção e maior previsibilidade de transporte para a região.

Importância - A BR 135 tem relevância estratégica para o Maranhão e para todo o país por permitir o escoamento da produção agrícola da região do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) até o Porto do Itaqui. A conclusão deste empreendimento é primordial para o desenvolvimento socioeconômico do estado. Esse eixo rodoviário também é uma importante artéria de conexão entre o Norte e o Sul do país, facilitando o intercâmbio de cargas entre as regiões Norte, Nordeste e o Centro-Oeste.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias