
Na última sexta-feira (5) a escritora itapecuruense Assenção Pessoa esteve no lançamento coletivo de autores maranhenses, na capital São Luís.
O evento foi organizado pela biblioteca pública Benedito Leite e contou com 47 autores homenageados, uma celebração à produção literária do Maranhão.
Este lançamento feito de forma coletiva evidencia a busca pela unidade dos produtores e demonstra o esforço do Governo do Estado para reconhecer a literatura local, tão marcante na história do Brasil.
O município de Itapecuru Mirim foi representado pela escritora Assenção Pessoa, membro fundadora da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) e com atuação vigorosa na cultura desde a adolescência.
Neste evento realizado nos jardins da BPBL, centro de São Luís, a escritora lançou as obras "Laguna Poemas II e III"; coletânea inspirada no cotidiano da autora e que reflete toda sua subjetividade lírica pulsante às margens do grande rio Itapecuru.
Também participaram deste evento Inaldo Lisboa, ex-presidente da AICLA e atual curador da Festa Literária de Itapecuru Mirim (FLIM), que está em sua 8ª edição.
Professora, escritora, poeta, pesquisadora, Maria da Assenção Lopes Pessoa nasceu em 25 de maio de 1960, na cidade de Itapecuru Mirim, MA. Brasil. Filha de Antônio Ferreira Lopes e Maria da Paz Menezes Lopes.
Como não havia hospitais em Itapecuru Mirim, Assenção Pessoa nasceu na casa de Áurea Nogueira, tia de sua mãe, na Av. Gomes de Sousa. Pois era comum fazer os partos em casa, com as “parteiras leigas”. E quem fez o parto de sua mãe foi Ana Júlia, parteira de renome para sua época. Portanto, Assenção veio ao mundo pelas mãos de Ana Júlia. Esta casa também foi parte da história de Itapecuru Mirim, quando cedida para o funcionamento do Grupo Escolar Gomes de Sousa no período de 1930 a 1945. A casa de Áurea Nogueira foi palco de grandes festas culturais, como as de Carnaval, por exemplo. Hoje funciona no local, lojas de grande porte.
Passou sua primeira infância no Bairro Trizidela, Itapecuru Mirim, morando com seus avós paternos ao lado da Estação Ferroviária. Passou a pré-adolescência no centro da cidade, morando com seus pais. Primeiro, na Av. Beira Rio, seguindo para rua Cel. Catão e depois na rua Sto. Antônio.
Casou-se com o pirapemense Leonidas Mesquita Pessoa, em 14 de setembro de 1979. Uma união de muito amor e realizações, com quem tem 04 filhos: Hugo, Higo, Leonidas Junior e Suyanne, e 07 netos: Laiza Mirella, José Guilherme, Sarah Louise, Amália, Isadora, Jhuan Gabriel e Alana Ariella (in memória).

Dentre outras publicações.