
O grupo Teatro Espetacular Itapecuruense (TEIT) anunciou abertura de inscrições para escolha do elenco da Paixão de Cristo 2026.
Além do elenco, o grupo também pretende ampliar as equipes de produção e equipe técnica do espetáculo para este ano. Uma forma de garantir mais qualidade ainda à encenação tradicional na cidade.
Os ensaios acontecem na Casa de Cultura Professor João Silveira, próximo ao mercado público municipal, situada à rua Leonel Amorim. Centro. De segunda a sexta-feira, a partir das 19 horas. Menores de 15 anos devem apresentar autorização dos responsáveis ou serem acompanhados por eles.
O grupo foi criado em 1982 pelo escritor, ator, diretor, teatrólogo e hoje também cineasta itapecuruense Inaldo Lisboa com o nome de Teatro Experimental Itapecuruense (TEIT).
Em seu livro "Tudo Azul no Planeta Itapecuru" Inaldo narra seu início ainda tímido nas artes cênicas em Itapecuru Mirim com um núcleo teatral chamado à época de Grupo Teatral Noroeste, que em janeiro de 1981 encenou a peça Povo de Araça nas dependências do Itapecuru Social Club.
Hoje o grupo alterou o nome para Teatro Espetacular Itapecuruense, como forma de valorizar as produções e não deixar que uma ideia de amadorismo possa atrapalhar o imaginário popular nos trabalhos realizados.
No município de Itapecuru Mirim a montagem da peça é apresentada ao público há exatos 42 anos, mesmo com todas as adversidades que a arte dramática enfrenta no interior do Brasil.
O espetáculo teve sua estreia no ano de 1984 encenada pelo grupo Juvens Unidos Semeando Fraternidade (JUSF), ligado à Igreja Católica, com apoio do comércio local e poucos recursos conseguidos pelo intermédio de políticos, através da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão.
Atualmente a apresentação resiste ao tempo enfrentando dificuldades e sendo montada em espaços fechados, contrastando os tempos áureos em que a praça Gomes de Souza, ruas e avenidas davam vida ao calvário de Jesus. O prédio da prefeitura municipal, em estilo romano, era palco para o palácio de Pôncio Pilatos é a Praça da Cruz a crucificação do Cristo.
Veja a seguir algumas imagens de arquivo do TEIT em seus primórdios com a participação da juventude Itapecuruense dos anos 80, 90 e recente.



