
Na manhã desta quinta-feira (29) Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) divulgou programação oficial de um dos momentos mais marcantes da cultura maranhense.
A Festa Literária de Itapecuru Mirim (FLIM) 2025 será novamente repleta de atrações imperdíveis, um espaço para valorização, resgate e difusão do legado da terra de tantos expoentes das artes e ciências de nossa nação.
Neste ano a Casa da poetiza Mariana Luz homenageia dois itapecuruenses ilustres de reconhecimento nacional, o jornalista João Lisboa e o compositor Nonato Buzar.
Nascido a 22 de março de 1812, na localidade Pirapemas quando ainda distrito de Itapecuru Mirim, e falecido a 26 de abril de 1863 em Lisboa, Portugal. Foi um influente jornalista, escritor, historiador e político maranhense, considerado um dos grandes nomes da literatura brasileira e patrono da Academia Brasileira de Letras. Sua obra, com destaque para o Jornal de Timon, apresentava uma visão crítica dos costumes sociais e políticos da época. Lisboa também deu nome ao município de João Lisboa, no Maranhão, criado em sua homenagem a partir do antigo povoado de Gameleira.
Nascido a 26 de agosto de 1932, em Itapecuru Mirim, faleceu no rio de Janeiro a 2 de fevereiro de 2014. Iniciou sua carreira em 1953, quando transferiu-se para o Rio de Janeiro. Teve composições gravadas por Maysa, Adriana, Elis Regina, Alcione, Elizeth Cardoso, João Nogueira, Nana Caymmi, Rosinha de Valença, Luiz Gonzaga, Cauby Peixoto, MPB4, Jair Rodrigues, Wilson Simonal, Sílvio César, Nélson Gonçalves, Ivan Lins, Milton Nascimento e Ithamara Koorax entre outros.
Como produtor musical, trabalhou nas gravadoras PolyGram (de 1969 a 1971) e RCA Victor. Nessa função, foi responsável por discos de Jair Rodrigues, Regininha, A Turma da Pilantragem, Jimmy Cliff, Festival Internacional da Canção e Wilson Simonal, entre outros. Gravou vários discos como líder, entre eles "Nonato Buzar e o País Tropical", em 1976, quando retornou ao Brasil depois de alguns anos morando em Paris. A gravação mais recente de seu maior sucesso, "Vesti Azul", foi feita pela cantora Ithamara Koorax no CD "Got To Be Real", lançado em 2012, quando a música chegou às paradas europeias.
O evento deste ano tem a co-realização da Prefeitura de Itapecuru Mirim, na gestão do prefeito Filipe Marreca, com total apoio das secretarias municipais de Cultura e Juventude; Igualdade Racial, além de Educação que tem como titular o secretário Paulo Buzar, sobrinho de um dos homenageados.
A classe empresarial também se fará presente através da Associação Empresarial de Itapecuru Mirim (AEIM), que reuniu seus associados para apresentar o projeto da Festa Literária de 2025 num evento com adesão de quase totalidade dos membros.
Para dar mais brilho ao evento, a organização anunciou participação do cantor Zeca Baleiro com o lançamento de um livro da sua autoria, participação na homenagem a Nonato Buzar e encerrando a noite de abertura com grande apresentação musical acompanhado de sua banda.
Baleiro figura entre os principais artistas da música brasileira da atualidade, firmando parcerias em composições, gravações e ações culturais com nomes de peso do cenário nacional.
O show será realizado na praça Gomes de Souza, dia 5 de novembro, a partir das 20h. Uma apresentação ao ar livre para todos os visitantes da FLIM 2025. Vale conferir.
