
Às vésperas de um dos maiores eventos culturais do Maranhão, o artista plástico itapecuruense Beto Diniz apresenta ao mundo o primeiro retrato realístico de Negro Cosme, líder da Balaiada.
Após uma série de levantamentos, análises e estudos de documentos históricos, com o auxílio de inteligência artificial (IA) Diniz conseguiu produzir a imagem mais aproximada da realidade possível, até este momento, de uma das figuras mais importantes do Brasil Império e dos movimentos pela independência do país.
Retratado como fascínora, criminoso e tudo de ruim nos livros de história de acordo com a visão das forças do Império do Brasil, Cosme Bento das Chagas sempre teve sua imagem como sinônimo de criminalidade.
Depois de inúmeras pesquisas realizadas por historiadores renomados como Mundinha Araújo, autora do livro "Em Busca de Dom Cosme Bento das Chagas: Tutor e Imperador da Liberdade" e diretora do Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM), este perfil mudou drasticamente.

Mais um passo importantíssimo para a releitura deste período em que o estado do Maranhão marcou a história do país. Negro Cosme ficou preso e foi enforcado em praça pública no município de Itapecuru Mirim em 1842.
Esta imagem e outros estudos serão apresentadas na 8ª Festa Literária de Itapecuru Mirim que acontece de 5 a 8 de novembro deste ano, na praça Gomes de Souza, centro da cidade.
Na sua oitava edição, a FLIM a cada ano consolida-se como uma das maiores expressões da cultura maranhense. Para esta edição os organizadores anunciam apresentação do cantor Zeca Baleiro, de reconhecimento nacional. A programação completa será divulgada oficialmente nesta quarta-feira (29).
