Sábado, 26 de Julho de 2025
Publicidade

Beneficiários de programas sociais reclama da falta de internet no CRAS em Itapecuru Mirim

Segundo denúncia, a semana foi perdida para quem precisa do CadÚnico

Alberto Júnior
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
25/07/2025 às 18h35
Beneficiários de programas sociais reclama da falta de internet no CRAS em Itapecuru Mirim
Imagem meramente ilustrativa

Na tarde desta sexta-feira (25) beneficiários de programas sociais do governo federal e estadual reclamaram muito da impossibilidade de atualizar dados nos sistemas.

De acordo com a reclamação, já são três dias sem acesso a internet no Centro de Referente em Assistência Social (CRAS) do município de Itapecuru Mirim.

O órgão faz parte da administração pública municipal e vem recebendo duras reclamações de quem está inscrito ou deseja se inscrever nos programas sociais do governo, disponíveis para população de baixa renda.

Continua após a publicidade
Anúncio

Sobre o Cadastro Único 

Podem participar do Cadastro Único as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.

O programa identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.  

É o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Além disso, ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.

Continua após a publicidade
Anúncio

Semana Perdida

Os beneficiários lembram que como na segunda-feira (21) foi feriado municipal de aniversário da cidade, terça-feira (22) foi decretado ponto facultativo pelo prefeito Filipe Marreca (PRD) e o CRAS está sem acesso à internet quarta (23), quinta (24) e hoje, sexta-feira (25), a semana foi perdida.

E está situação vai piorar, já que além do sábado (26) e domingo (27) não há atendimento e na próxima segunda-feira (28) será feriado estadual de adesão do Maranhão à independência do Brasil.

Atendimento mesmo só a partir da próxima terça-feira (29), antepenúltimo dia do mês de julho.

Continua após a publicidade
Anúncio

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias