Na tarde desta sexta-feira (25) beneficiários de programas sociais do governo federal e estadual reclamaram muito da impossibilidade de atualizar dados nos sistemas.
De acordo com a reclamação, já são três dias sem acesso a internet no Centro de Referente em Assistência Social (CRAS) do município de Itapecuru Mirim.
O órgão faz parte da administração pública municipal e vem recebendo duras reclamações de quem está inscrito ou deseja se inscrever nos programas sociais do governo, disponíveis para população de baixa renda.
Podem participar do Cadastro Único as famílias que vivem com renda mensal de até meio salário-mínimo por pessoa podem e devem ser registradas no Cadastro Único. Famílias com renda acima desse valor podem ser cadastradas para participar de programas ou serviços específicos.
O programa identifica e caracteriza as famílias de baixa renda residentes em todo território nacional. Ele permite que o governo conheça melhor a realidade dessa população ao registrar informações como: endereço, características do domicílio, quem faz parte da família, identificação de cada pessoa, escolaridade, situação de trabalho e renda, deficiência, entre outras.
É o principal instrumento do Estado brasileiro para a seleção e a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais, sendo usado para a concessão dos benefícios do Programa Bolsa Família, do Pé-de-Meia, da Tarifa Social de Energia Elétrica, do Auxílio Gás, do Programa Minha Casa Minha Vida, entre outros. Além disso, ele também serve como critério para a seleção de beneficiários de programas oferecidos pelos governos estaduais e municipais.
Os beneficiários lembram que como na segunda-feira (21) foi feriado municipal de aniversário da cidade, terça-feira (22) foi decretado ponto facultativo pelo prefeito Filipe Marreca (PRD) e o CRAS está sem acesso à internet quarta (23), quinta (24) e hoje, sexta-feira (25), a semana foi perdida.
E está situação vai piorar, já que além do sábado (26) e domingo (27) não há atendimento e na próxima segunda-feira (28) será feriado estadual de adesão do Maranhão à independência do Brasil.
Atendimento mesmo só a partir da próxima terça-feira (29), antepenúltimo dia do mês de julho.