Desde a escolha do cardeal norte americano Robert Francis Prevost como Leão XIV, sumo pontífice da Igreja Católica após falecimento do Papa Francisco, os holofotes voltaram-se para Roma.
Em seu primeiro discurso a diplomatas do mundo, na sexta-feira (16), o Santo Padre abordou casamento entre homem e mulher, a família como base para construção de sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Tal qual um professor orienta seus alunos, ansiosos pelos os rumos da caminhada que se inicia, Leão XIV dá indícios de como pretende guiar seu rebanho e chama atenção.
Longe dos muros do Vaticano, cerca de 7.500 km, mas a um clique de distância, outro católico franzino, de cabelos grisalhos, olhos e ouvidos atentos ao clamor da sociedade na qual está inserido também começar a chamar atenção da internet.
Assim que as lentes do mundo inteiro posicionadas da praça de São Pedro capturaram as primeiras imagens do cardeal Prevost na sacada da Basílica sendo anunciado sucessor de Francisco, familiares, alunos, leitores, ouvintes, amigos, colegas de trabalho imediatamente atentaram para a semelhança física com o professor Ed Wilson Araújo. De lá para cá as redes sociais de Ed não param de tratá-lo como sósia.
O maranhense Ed Wilson Ferreira Araújo é professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço) no Maranhão, um dos fundadores da Agência Tambor e importante nome da comunicação no estado.
Atuante em movimentos de rádio comunitária, milita causas sociais buscando garantir direitos de comunidades tradicionais, preservação ambiental, divulgação da cultura, além de incentivar o jornalismo crítico.
As redes sociais têm proporcionado boas gargalhadas a ele, especialmente os comentários a cada publicação. Internautas sugerem uma nova fonte de renda cobrando "presença VIP" em eventos religiosos país afora, alunos republicam montagens com o professor que "virou Papa", aqueles mais eufóricos disparam nos Reels, Stories e status "e eu que sou amigo do novo Papa!" com fotos ilustrando. Tudo compartilhado pelo próprio Ed Wilson.
O sósia maranhense declarou em seu perfil no Instagram desejar um papado progressista, em defesa dos pobres, das minorias, pregando justiça e paz. Lembrou que sua semelhança vai além do físico, ingressou desde cedo na Pastoral da Juventude, que sua formação católica passou pela Teoria da Libertação e Comunidades Eclesiais de Base.
Habemus Papam!
Para maiores informações sobre Ed Wilson acesse o blogue Ed Wilson ou @edwilson.araujo no Instagram.