Itapecuru Mirim está a pouco menos de 100 dias das eleições. 4 nomes se apresentam como pré-candidatos até aqui.
Um atual prefeito que busca a reeleição, mas esbarra na sua própria falta de habilidade política. Coroba ganhou a eleição com um forte discurso anti-corrupção e mudança. Tinha o discurso pronto, afinal quem ia duvidar de um idoso ex-promotor de justiça! Quando promotor de justiça da comarca de Itapecuru-mirim apontava e pedia explicação da aplicação do dinheiro público aos ex-gestores. Vestido com a toga de promotor foi parar na rádio da cidade, usando os microfones da rádio dizia que iria pedir ao judiciário Itapecuruense explicação dos gestores sobre a aplicação do dinheiro dos Itapecuruense. Será que já pensava em ser candidato? Se sim, não deveria, pois promotor fala é nos autos do processo. Mas, tudo bem; era uma "controvérsia do bem", afinal estava exponto aos Itapecuruenses o que poderia estar acontecendo com o dinheiro público.
Recém-aposentado decidiu ser candidato com esse discurso afiado contra a corrupção e dizendo que os outros não prestavam e ele era quem ia resolver os problemas da cidade. Botou todos os ex-prefeitos no mesmo saco e apontou para a sede da prefeitura municipal dizendo "aqui não terá mais corrupção", quanta ironia do destino. sua gestão ficou só no discurso, a mudança não veio, Itapecuru Mirim vive um grande retrocesso administrativo, o gestor parece não se importar com as denúncias de corrupção em seu governo. A infraestrutura da cidade está péssima, a cidade continua com um enorme problema de água, problema esse que o prefeito (quando apenas candidato) batia no peito aformando que resolveria.
Chegado o último ano de governo e às vésperas de uma nova eleição a sociedade parece que perdeu a paciência. Cadê o candidato que ia ser diferente? Mais um prefeito que não resolveu os problemas da cidade. Decidiu pagar pra ver, será candidato à reeleição e provavelmente se aposentará da vida pública com uma estrondosa derrota em outubro.
Por outro lado Itapecuru Mirim terá um jovem médico de 32 anos. Que já vem pra sua segunda disputa eleitoral. 40% dos Itapecuruenses disseram sim a sua candidatura em 2020, não venceu por apenas 10%. Diferença pequena de votos. Passou 4 anos trabalhando na cidade, está consolidado na disputa, trouxe pra ser seu vice tenente Welton que tirou 10% dos votos em 2020. Hoje Dr Ricardo é a natural opção dos eleitores Itapecuruenses.
Temos também na disputa o indicado do Marreca, o ex-prefeito. Olhou para o seu grupo político na cidade e decidiu que seu filho é a melhor opção. Agora está tentando emplacar um filho desconhecido na disputa. Marreca depois que saiu da prefeitura já soma seu segundo filho e uma cunhada na disputa, perdeu todas. Marreca parece estar tentando demarcar território e promovendo mais alguém da família no cenário estadual. Afinal, dizem que o interesse é projetar o rapaz a deputado estadual.
Quem corre por fora é Hélio Lucena tentando decolar, mas há rumores que hoje esteja disputado a vaga de vice na chapa de Coroba e Marreca . Quem será que convence o vereador? Será que vai até o fim?
Portanto, a disputa parece estar entre o atual gestor e Dr Ricardo. A eleição será um verdadeiro tira-teima. De um lado um gestor que não cumpriu com as promessas, de outro um jovem médico que já vem pra sua segunda disputa, dessa vez consolidado, bem, muito forte na disputar. Afinal quem votou em Dr. Ricardo na última eleição tem motivos pra continuar votando, quem votou em coroba tem muitos motivos pra não votar mais. Em menos de 100 dias saberemos quem os Itapecuruenses irão escolher para administrar a cidade nos próximos 4 anos. Façam as suas apostas.
Mín. 22° Máx. 38°