Sábado, 10 de Abril de 2021
98 98141-3481
Política CORONAVIRUS

Em Itapecuru bares e restaurantes devem permanecer fechados até sexta (02)

Flávio Dino liberou funcionamento a partir de desta segunda (29) em todo o estado do maranhão

29/03/2021 08h37
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Palácio municipal, sede do poder executivo em Itapecuru. Foto: João Di Bragança.
Palácio municipal, sede do poder executivo em Itapecuru. Foto: João Di Bragança.

Mesmo após anúncio feito pelo Governador Flávio Dino (PCdoB) na última sexta-feira (26) em coletiva de imprensa abordando a abertura do comércio não essencial a partir de hoje, segunda (29), em Itapecuru Mirim bares, restaurantes e similares deverão continuar fechados; apenas com serviços de delivery e retiradas no balcão.

O Decreto nº 31 de 19 de março de 2021, assinado pelo prefeito em exercício Maurício Nascimento, em seus artigos 8º e 9º proíbem até a data de 02 de abril, próxima sexta-feira, o consumo local e funcionamento somente nas modalidades citadas acima, respectivamente. Embora haja um documento estadual, o município tem sua autonomia e vigora o Decreto municipal que se sobrepõe ao do governo do Maranhão até final de sua vigência.

Havia muita dúvida sobre a reabertura para funcionamento por parte de proprietários destes estabelecimentos, mas especialistas jurídicos ouvidos pelo Itapecuru Notícias esclarecem que o próprio decreto do governador é preciso em determinar que somente nos municípios onde não há legislação própria visando o combate à pandemia as regras estaduais passam a valer de imediato. Em todos os outros terão que ser feitas adequações.

Outra dúvida era sobre o funcionamento das escolas que pelas regras estaduais foram liberadas aulas hibridas para instituições privadas, porém mantidas rigorosamente na modalidade remota para a rede pública. O decreto municipal vigente em seu artigo 12 também proíbe o funcionamento tanto da escola particular quanto pública até o dia 02 de abril, desta forma será preciso novo documento para autorizar a volta às aulas nos termos da decisão estadual logo no sábado (03).

Em parágrafo único do mesmo artigo a prefeitura informa que "após período de suspensão será editada resolução da secretaria municipal de saúde tratando das medidas sanitárias para o funcionamento das instituições de ensino". Isto deve acontecer até a próxima segunda (05). Até o momento o prefeito em exercício não se pronunciou a respeito.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vencendo a Pandemia
Sobre Vencendo a Pandemia
Esta é uma coluna destinada ao acompanhamento das ações do povo de Itapecuru Mirim no combate à pandemia de coronavirus.
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 09h00 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 26° Máx. 32°

31° Sensação
16.1 km/h Vento
58.2% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (11/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias