Sábado, 27 de Novembro de 2021 23:46
98 98141-3481
Cidades CULTURA

Itapecuru: Músicos fazem manifesto contra 2ª paralisação de eventos por causa do coronavirus

Novo decreto da prefeitura proíbe eventos públicos por 90 dias no município

22/01/2021 07h11 Atualizada há 9 meses
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Após publicação do novo decreto com normas sanitárias para combate e prevenção da COVID-19, publicado pela gestão Coroba no início de 2021, os profissionais da área de cultura deflagraram movimento contra uma segunda paralisação de eventos na cidade.

De acordo com o grupo de artistas, "não dá para ver bares lotados todos os finais de semana e não poder fazer um evento de voz e violão por estar impedido pelo próprio poder público. O mesmo risco que se corre nos bares e restaurantes corre-se num show, basta aumentar o limite de público para um mínimo de 500 pessoas. Em média isto chega a ser inferior aos frequentadores dos bares de quinta a domingo em Itapecuru".

No panfleto digital que circula em grupos de mensagem na internet faz-se uma pergunta: "A Cultura vai passar fome de novo?". A categoria lembra que cultura é uma engrenagem da sociedade, são promotores de vento, proprietários de som, iluminação, palco, divulgadores, garçons, ambulantes e uma série de pais de família que necessitam de maior atenção do poder público.

O Decreto nº 16/2021 dispõe sobre as medidas de prevenção do contágio e combate à propagação do coronavirus no município e tem duração de 90 dias. O documento proíbe realização de eventos públicos depois das 22h, inviabilizando realização de shows artísticos no horário de maior pico para este tipo de realização.

Recentemente a secretaria de cultura reuniu com autoridades locais e profissionais do setor, mas nenhuma alternativas foi apresentada que viabilizasse a geração de renda neste período de pandemia. A expectativa é que nos próximos dias a prefeitura reveja as decisões e convoque novamente a categoria com um plano de ação para solucionar este problema. veja a íntegra do Decreto nº 16/2021.

 

1 comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Vencendo a Pandemia
Sobre Vencendo a Pandemia
Esta é uma coluna destinada ao acompanhamento das ações do povo de Itapecuru Mirim no combate à pandemia de coronavirus.
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 23h39 - Fonte: Climatempo
27°
Poucas nuvens

Mín. 26° Máx. 32°

29° Sensação
11.9 km/h Vento
73.4% Umidade do ar
90% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (28/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Segunda (29/11)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 27° Máx. 31°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias