Terça, 26 de Janeiro de 2021
98 98141-3481
Política CORONAVIRUS

População desrespeita decreto em Itapecuru na manhã do 1º dia de vigência

Mesmo com aumento dos números de casos positivos para coronavirus, moradores ignoram determinação da prefeitura

10/05/2020 09h55 Atualizada há 8 meses
Por: Alberto Júnior Fonte: Site Itapecuru Notícias
Fluxo de pessoas na feira do Caminho Grande em Itapecuru na manhã deste domingo (10). Foto: João Di Bragança / Itapecuru Webtv
Fluxo de pessoas na feira do Caminho Grande em Itapecuru na manhã deste domingo (10). Foto: João Di Bragança / Itapecuru Webtv

Neste domingo (10) entrou em vigor o decreto nº 658/2020 com determinações mais rígidas visando maior eficácia no combate à pandemia de COVID-19 (coronavirus) no município de Itapecuru Mirim.

A equipe do site Itapecuru Notícias esteve logo cedo em pontos estratégicos para registrar a resposta da sociedade ao esforço feito pela prefeitura com objetivo de diminuir as estatísticas de contaminação, mas a sociedade parece continuar subestimando a doença que já fez mais de 10 mil vítimas em todo o Brasil. Apenas no Maranhão até ontem, sábado (09), os dados da secretaria estadual de saúde registravam 7.599 casos positivos.

Fonte: Secap Governo do MA

 

As determinações do novo decreto são bem específicas e tratam do comércio e da circulação de pessoas na cidade. O movimento na manhã deste domingo deve servir de alerta às autoridades para que garantam o cumprimento das medidas preventivas, ainda que para tanto seja necessário uso da Guarda Municipal, Polícia Militar, equipes da Vigilância Sanitária em fiscalização constantes. As medidas entram em vigor hoje e se estendem até o próximo dia 15, sexta-feira. Veja a seguir texto na íntegra:

"A Prefeitura Municipal, por meio do Decreto 658/2020, determina que fica prorrogada até 31 de maio, a suspensão das aulas nas escolas públicas e particulares, podendo sofrer uma nova prorrogação,de acordo com a necessidade.

Fica mantida a autorização para o funcionamento do comércio local até dia 09 de maio, devendo serem obedecidas as determinações de prevenção. De 10 a 15 de maio, voltarão a ficar suspensas as atividades não essenciais. Excetuando-se táxis, mototáxis e veículos de transportes de mercadorias, estará proibido até 15 de maio, o estacionamento de carros e motos ao longo da Avenida Brasil, assim como nas proximidades de bancos e lotéricas.

Fica autorizado à Guarda Municipal, a realização de blitz e/ou o bloqueio de ruas e avenidas, visando diminuir o fluxo de veículos, podendo realizar tais ações isoladamente ou em conjunto com a Polícia Militar, que poderão orientar às pessoas que estiverem sem máscaras nas ruas, que retornem às suas casas. Confiram o decreto completo no endereço http://www.transparencia.itapecurumirim.ma.gov.br/acessoInformacao/acao/acao"

Respaldo na Lei

Neste domingo igrejas e comércios com serviços considerados não essencial estavam abertos tanto no centro quanto nos bairros. Outro problema identificado é o grande número de pessoas ainda circulando sem máscaras, o que deixa vulnerável a própria comunidade. Apesar de não aparecer expresso no decreto, a Guarda Municipal está amparada pelo artigo 268 do Código de Processo Penal Brasileiro que dá poder para prisão e aquele que desobedecer as determinações da prefeitura poderá ser penalizado.

Ontem (09) à noite a prefeitura divulgou o boletim epidemiológico atualizado, já são 32 os casos de testagem positiva no município e 80 descartados. Também ontem o hospital regional Adélia Matos Fonseca anunciou alta do terceiro paciente contaminado com COVID-19 que estava sendo tratado na unidade, para reler a matéria CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 11h17 - Fonte: Climatempo
29°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 30°

31° Sensação
14.2 km/h Vento
57.2% Umidade do ar
90% (10mm) Chance de chuva
Amanhã (27/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Quinta (28/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 30°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias