
A equipe do portal itapecurunoticias.com teve acesso com exclusividade a documentos que comprovam, não havia necessidade de demolir o prédio do Mercado Público Municipal de Itapecuru Mirim.
Ao contrário do que eleitores da atual gestão tentaram justificar, o Mercado Público não estava abandonado, não apresentava risco de desabamento e passou por reforma em 2022 no valor de R$ 577 mil (mais de meio milhão de reais).
O local continuava ativo no comércio de carnes, frutas e legumes para prover alimentos às famílias itapecuruenses. Consumidores e comerciantes foram surpreendidos com a interdição e isolamento da área para reforma repentina.
Não há laudo técnico da Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros atestando que a estrutura apresentava risco de desabamento, havia a reclamação para que fossem realizadas melhorias em parte do telhado devido a goteiras durante as chuvas.
De acordo com documentos analisados pela equipe de reportagem, a prefeitura de Itapecuru Mirim realizou obras de reforma e requalificação do mercado que passou a ser Centro de Abastecimento Municipal. O extrato do Contrato n° 206/2022 e Processo Administrativo n° 2022.08.02.0021, publicados no Diário Oficial do Município, comprovam que seria inteiramente viável preservar o patrimônio público e valorizar a história do município.
A construção do mercado foi iniciada em 1919, após aprovação da Lei ° 42/1919 pela Câmara de Vereadores, na gestão do prefeito Basílio Simão, depois de muitos entraves e disputa política.
Os trabalhadores se recusavam a prestar serviços para a prefeitura com medo de represálias das famílias Nogueira da Cruz, Sitaro e Bezerra; adversários políticos e oposição ao prefeito na época. Em 31 de dezembro de 1920, finalmente a população recebeu as instalações diante da recusa do poder legislativo local em receber o ofício com convite para a solenidade de inauguração.
Profissionais engenheiros e arquitetos ouvidos pelo itapecirinoticias.com afirmaram que atualmente os projetos priorizam a preservação. Estruturas em ruínas e outras apenas com resquícios de sua imponência são restaurados depois de estudos e pesquisas, praticamente do zero. Calcule-se um que acabara de ser reformado.
Estudos apontam que o Mercado Público fica exatamente onde foi erguido o Pelourinho, marco histórico de fundação da vila de Itapecuru Mirim em 1818. Ao lado da primeira capela e posteriormente igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, que durante muitos anos emprestou o seu prédio para a Matriz de Nossa Senhora das Dores, padroeira do município, construída anos mais tarde.