
O Tribunal Superior Eleitoral encerrou o teste público de segurança das urnas eletrônicas que serão usadas nas eleições presidenciais de 2026.

O procedimento foi finalizado na sexta-feira (5), e é realizado desde 2009, com o objetivo de dar transparência ao processo eleitoral.
Os testes duraram cinco dias e foram feitos por especialistas em tecnologia da informação que se inscreveram para participar do evento.
Os profissionais verificaram a segurança nos equipamentos da urna, incluindo os componentes do registro do voto do eleitor, a transmissão e o código-fonte do sistema.
De acordo com o TSE, os especialistas não encontraram inconsistências relevantes e garantiram que a segurança do sistema de votação continua íntegra.
O primeiro turno das eleições de 2026 será realizado no dia 4 de outubro. O segundo turno está previsto para 25 de outubro.
*Com informações da Agência Brasil
No fórum eleitoral desembargador João Boabaid de Oliveira Itapary, onde estão localizados os cartórios eleitorais da 16ª e 109ª zonas eleitorais, este procedimento foi realizado satisfatoriamente.
As duas zonas eleitorais são responsáveis pelos municípios de Itapecuru Mirim e Anajatuba, respectivamente. Totalizando 66.793 eleitores.
Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do MA, Itapecuru Mirim tem hoje 46.597 eleitores regulares e Anajatuba contabiliza 20.196 pessoas aptas a votar.
*Com informações do TRE-MA