Na tarde deste sábado (18) os familiares do senhor Patrício Silva Sousa, 73 anos de idade, entraram em desespero ao perceber que ele não estava em casa e nem havia comunicado que iria a algum lugar.
Imediatamente usaram as redes sociais para pedir ajuda o mais rápido possível, naquele momento cada segundo era vital para evitar uma tragédia. Foto com informações detalhadas do horário e trages usados por seu Patrício viralizaram nas plataformas e grupos de aplicativos de mensagens da cidade.
Vizinhos buscaram imagens nos sistemas de monitoramento através das câmeras de segurança da região e identificaram que ele estava usando uma camisa azul social e bermuda.
As buscar foram iniciadas na região onde mora a família, na estrada do povoado Filipa, zona rural do município. O final do dia e ausência da luz do sol preocupava a todos devido à idade avançada do idoso.
Já à noite, em meio à mata, seu Patrício foi encontrado preparando-se para dormir no meio do nada. Provavelmente sem conseguir lembrar onde estava, como sair dali e qual direção seguir até voltar para casa.
O jovem que o encontrou relata "na escuridão e com a dificuldade de enxergar apenas com a luz da lanterna de um celular, eu percebi algo se movendo na vegetação que parecia uma pessoa deitada como se fosse dormir. Eu me aproximei e era seu Patrício", declarou Serra, aluno do Colégio Militar 2 de julho, do Corpo de Bombeiros em Itapecuru Mirim.
Pela idade avançada o ser humano pode apresentar perda de memória, raciocínio atribulado, dificuldade de orientação. No caso de seu Patrício, além destas possíveis dificuldades ele é portador de Parkinson, que causa degeneração no sistema motor e compromete o pensamento lógico.
A doença de Parkinson é degenerativa e lentamente progressiva em áreas específicas do cérebro. É caracterizada pelo tremor quando os músculos estão em repouso (tremor de repouso), aumento no tônus muscular (rigidez), lentidão dos movimentos voluntários e dificuldade de manter o equilíbrio (instabilidade postural). Em muitas pessoas, o pensamento torna-se comprometido ou desenvolve-se demência.
É a segunda doença degenerativa mais comum do sistema nervoso central após a doença de Alzheimer. Normalmente começa entre os 50 e 79 anos. Raramente ocorre em crianças ou adolescentes.