
Uma paciente entrou em contas com a redação do programa Rota 90, da Rádio 90 FM, na última quarta-feira (6) para reclamar da suspensão dos serviços de exames laboratoriais no Sistema Único de Saúde (SUS) do município.
De acordo com a reclamação, depois de muito tentar a reclamante conseguiu marcar a realização dos exames desejados e, para sua surpresa, ao chegar no laboratório foi informada de que os procedimentos não seria realizados porque estavam suspensos até segunda ordem.
Com muita conversa e insistência para saber os motivos da suspensão, foi informada que a prefeitura de Itapecuru Mirim não havia renovado o contrato de prestação de serviços laboratoriais para atender pacientes do SUS.
A indignação da pacientes, segundo ela, foi pelo fato de terem agendado para realizarem os exames na Unidade Básica de Referência para agendamento no município, UBS Osman Coelho, já sabendo que não seriam realizados.
Este não é um caso isolado, vários pacientes reclamam que vêm da zona rural para conseguir agendar os exames, em seguida passam por muitas dificuldades para retornar à sede do município e ao chegarem no laboratório serem impedidos recebendo um sonoro "não será feito".
As informações são de que esta situação repete os mesmos erros da gestão anterior, quando a mesma prática era constante. Para os pacientes que precisam dos serviços de saúde no município de Itapecuru Mirim nada mudou, a não ser a figura do prefeito, vice, secretários e alto escalão do governo local.
A população busca soluções nas secretárias, mas reclamam que ninguém resolve absolutamente nada e "jogam" de um setor para o outro sem decisão alguma. Ouça a seguir a íntegra do áudio enviado pela paciente ao programa da rádio 90 FM de Itapecuru Mirim.
O programa Rota 90 vai ao ar de meio-dia as 14h, de segunda a sexta-feira, apresentado por Alberto Júnior e Telmar Félix.