Sábado, 10 de Janeiro de 2026
22°C 33°C
Itapecuru Mirim, MA
Publicidade

Instituto agoniza sem apoio do Poder Público para livrar jovens das drogas em Itapecuru Mirim

Com fornecimento de energia cortado e muitas dificuldades a Casa Bom Pastor pede socorro

Alberto Júnior
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
09/01/2026 às 07h10 Atualizada em 09/01/2026 às 10h06
Instituto agoniza sem apoio do Poder Público para livrar jovens das drogas em Itapecuru Mirim
Instituto Casa Bom Pastor, zona rural de Itapecuru Mirim. Imagem @ Reprodução

Com muita dificuldade e sem apoio do poder público, um projeto que tem como objetivo a recuperação de dependentes químicos vem lutando para fazer o trabalho de assistência social e tirar jovens do mundo das drogas no município de Itapecuru Mirim.

O Instituto Casa do Bom Pastor conta hoje com cerca de 35 recuperandos e desenvolve um trabalho único na região, acolher pessoas que desejam se livrar da dependência química.

Não há outra entidade destinada a este fim no raio de 50 km, ainda assim a falta de sensibilidade da prefeitura local acaba sendo mais um obstáculo quando deveria ser solução.

Continua após a publicidade
Anúncio

A Defensoria Pública do Estado do Maranhão entrou com ação civil pública no Tribunal de Justiça para que a prefeitura implantasse um Centro de Atendimento Psicossocial (CAPs) no município que atenda a pacientes com necessidade psicológica, psiquiátrica, além de dependência química de álcool e drogas.

Na sentença a juíza, Drª Jaqueline Cunha, determinou imediata implantação sob pena de sequestro de R$ 1.800.000,00 (um milhão e oitocentos mil reais) dos confres públicos municipais para custear a construção do órgão. O prazo era até o final de julho de 2023, mas a prefeitura recorreu alegando que não dispunha do recursos e pedindo até dois anos, a partir daquela data, para cumprir a decisão.

O processo segue tramitando e quem precisa dos atendimentos segue sem tê-los, mesmo com a Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada todos os anos com recursos muito acima deste valor para o setor de Assistência Social. Em 2026 o orçamento da pasta é de R$ 23.681.802,96 (vinte e três milhões, seiscentos e oitenta e um mil, oitocentos e dois reais e noventa e seis centavos).

Continua após a publicidade
Anúncio

Os familiares dos acolhidos entraram em contato com a redação do portal itapecurunoticias.com pedindo socorro para que a administração pública municipal intervenha e garanta a continuidade deste trabalho que vem salvando vidas há mais de 10 anos.

O suporte necessário requer apoio com atendimento em saúde, alimentação e uma política de recolocação no mercado de trabalho, que inclusive já é garantida por lei municipal, para que ao final dos nove meses de tratamento os internos (já recuperados) possam seguir seu caminho sem reincidirem na situação em que se encontravam.

Hoje o projeto tem à frente o pastor Jailson e está localizado no loteamento Maranata, n° 5, povoado Santos Antônio, região do Vinagre, zona rural de Itapecuru Mirim. Para empresas ou quem queira ajudar, o contato do Instituto é (98) 99231-0140

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
EULALIA DE PAIVA LIMAHá 12 horas Itapecuru mirimSOS, PREFEITURA! ACODE!
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias