O Ministério Público do Estado do Maranhão, através da Promotoria de Justiça da comarca de Itapecuru Mirim, está investigando mais uma vez a gestão municipal.
Agora o promotor Dr José Carlos Faria Filho, titular da 1ª promotoria, determinou que seja solicitado novamente informações sobre o processo seletivo para contratação de professor no povoado Água Preta, zona rural de Itapecuru Mirim.
A portaria de instauração n° 10039/2025 foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público do Maranhão do dia 23 de setembro de 2025, seção de comarcas do interior.
No documento há expressa determinação de reenvio de ofício, que não foi respondido pela prefeitura, com a advertência de que nova omissão implicará na adoção de medidas judiciais cabíveis, inclusive, incorrendo o responsável na prática de improbidade administrativa.
O MP tem o objetivo de verificar a lisura tanto no seletivo quanto na contratação de candidatos aprovados para o cargo de professor na localidade, tendo em vista denúncia feita ao órgão com apresentava de Notícia de Fato.
O que gerou abertura de procedimento administrativo para iniciar levantamento visando melhor apurar as responsabilidades, para propositura de eventual Ação Civil Pública.