Nesta terça-feira (5) o prefeito de Itapecuru Mirim, Fillipe Marreca (PRD) usou as redes sociais para anunciar mudança na Secretaria Municipal de Saúde.
Na tentativa de passar uma normalidade à população, Marreca decidiu minimizar a troca do titular da secretaria chamando de "pequena" a troca do secretário Marcelo Fonseca.
Ao contrário do que o prefeito se esforçou para mostrar, a troca liga o alerta na população. Duas perguntas ficam no ar: O secretário não correspondeu às expectativas do gestor ou o secretário não foi atendido em suas solicitações para resolver problemas emergenciais?
Das situações que mais chamaram atenção nos últimos 8 meses estão a falta de médicos, falta de medicamentos para hipertensos e diabéticos na central de distribuição de medicamentos, falta de material para atendimento odontológico nas UBS e a qualidade no transporte do Tratamento Fora de Domicílio (TFD).
Reclamações diárias da população que se vê obrigDa a buscar estes atendidos em municípios vizinhos pela carência em Itapecuru Mirim.
Desta forma, a troca do secretário municipal de saúde jamais será "pequena". Na verdade é uma mexida gigantesca no tabuleiro da política local, principalmente sendo o prefeito um médico conhecedor das dificuldades dos mais carentes em se tratando de saúde.
Quem assume a SEMUS é a secretária adjunta, Josélia Veras, enfermeira de profissão, com trabalhos já dentro da equipe desde o início do ano.
A comunidade aguarda melhorias de fato na saúde do município que, até o momento, continua como antes. Resta saber por qual motivo.