Na última sexta-feira (1°) o secretário municipal de meio ambiente de Itapecuru Mirim, Tiago Oliveira, foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru, passo importante para o município voltar ao protagonismo nas questões ambientais do Maranhão.
A eleição aconteceu na cidade de Caxias - MA e contou com participação de diversas entidades de todo o estado que lutam pela preservação ambiental do maior rio genuinamente maranhense. O Itapecuru é responsável pelo abastecimento de água de boa parte do estado, inclusive a maior parte da população da capital, através do sistema Italuis que capta água do seu leito em Rosário levando a São Luís.
Tiago tem obras publicadas abordando a fauna e flora do rio Itapecuru, é defensor da preservação da biodiversidade em toda a sua extensão e sempre chamou atenção para investimentos urgentes a serem implementados desde a nascente em Mirador-MA até a foz na baía de São José.
Características gerais *
Com 1.450 quilômetros desde a nascente, nos contrafortes das serras da Crueira, Itapecuru e Alpercatas, a 530 metros de altitude, até a desembocadura na baía do Arraial, ao sul da ilha de São Luís, a bacia do Itapecuru passa por 55 municípios e favorece uma população de 1.622.875 pessoas, de acordo com o IBGE.
Desses municípios, 20 estão totalmente dentro da bacia, e os demais 35 estão parcialmente inseridos no vale – ou seja, parte de seus territórios extrapola os limites da bacia hidrográfica. A bacia do Itapecuru se estende a leste do estado, ocupando considerável área de sul a norte, em terrenos relativamente baixos e de suaves ondulações.
Sua bacia constitui-se num divisor entre as bacias do Parnaíba, a leste, e a do Mearim, a oeste. Os principais afluentes da margem direita são os rios Corrente, Pirapemas, Itapecuruzinho e os riachos Seco, do Ouro,Curimatã, Gameleira, Cachimbo e Guariba. Pela margem esquerda destacam-se os rios Alpercatas (principal afluente), Peritoró, Pucumã, Baixão do Vigia, Baixão da Bandeira, Douradinho, Olho D´água, Codozinho, dos Porcos, e Igarapé Grande, além dos riachos, São Felinha, da Prata e dos Cocos. Outros afluentes são os rios Santo Amaro,Tapuio, Timbiras e Coroatá.
O rio Itapecuru compreende três cursos:
Alto Itapecuru - das nascentes até Colinas;
Curso Médio do Itapecuru - entre Colinas e Caxias;
Baixo Itapecuru - de Caxias até a foz em Rosário, onde chega ao oceano Atlântico pela baia do Arraial.
* Informações Wikipedia
A Acadêmia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA) foi representada pelos imortais Josemar Lima (ambientalista) e Júnior Lopes (engenheiro). Leia a seguir texto de Josemar Lima sobre a eleição do confrade Tiago Oliveira a presidente do CBH e a participação da AICLA.
"A AICLA concorreu com 18 outras Organizações da Sociedade Civil e passou a integrar como titular o Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Itapecuru juntamente com outras 10 Entidades do Segmento representativo da Sociedade Civil Organizada e ainda contribuiu para a eleição do nosso confrade e Secretário do Meio Ambiente, TIAGO OLIVEIRA, como Presidente do referido Comitê. Saliente-se que as ações da Campanha "ITAPECURU - O Rio da Maranhense contribuiram substancialmente para que a AICLA fosse a mais votatada entre todas as Entidades presentes. É oportuno também agradecer as Entidades da Sociedade Civil de Itapecuru Mirim que reconheceram o trabalho da AICLA e votaram maciçamente em nossa Entidade.
Foi um momento muito importante para a luta em defesa do nosso mais importante patrimônio ambiental.
Agora é aguardar a nomeação e incrementar o trabalho já iniciado com a Campanha visando estruturar o Sistema de Gestão de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica e buscar os meios necessários para enfrentar os grandes impactos ambientais detectados.
Agradeço, especialmente, ao apoio de nosso incansável presidente INALDO LISBOA e a dedicação dos demais integrantes do GT/AICLA - Meio Ambiente e a todos os membros da AICLA que têm prestado todo apoio às propostas e eventos da nossa necessária, permanente e oportuna Campanha."
No ano de 2019 a AICLA realizou uma expedição no rio Itapecuru, entre os municípios de Itapecuru Mirim e Santa Rita. Participaram da jornada os imortais Júnior Lopes, Tiago Oliveira e o diretor de jornalismo do site itapecurunoticias.com, Alberto Júnior. Veja a seguir algumas imagens.
Mín. 22° Máx. 35°