Sábado, 22 de Janeiro de 2022
33°

Pancada de chuva

Itapecuru Mirim - MA

Política COMBATE À AIDS

Wendell Lages afirma que SUS foi fundamental no enfrentamento à AIDS

Deputado destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no combate à doença

02/12/2021 às 09h55
Por: Redação Fonte: Assembléia Legislativa do MA
Compartilhe:
Wendell Lages na tribuna da Assembléia Legislativa do MA
Wendell Lages na tribuna da Assembléia Legislativa do MA

No mês dedicado ao combate à Aids, o deputado estadual Wendell Lages (PMN) destacou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento da doença. O parlamentar ressaltou que foi o SUS que garantiu o acesso integral e gratuito aos medicamentos para tratar os pacientes, assim como também teve significativa atuação no desenvolvimento de campanhas de conscientização para alertar a sociedade sobre o problema.

"Além disso, a realização de testagens rápidas e gratuitas feitas pelo SUS são de extrema importância para o enfrentamento da doença”, acrescentou o deputado. 

Wendell Lages publicou em suas redes sociais uma matéria veiculada na Folha de São Paulo, no dia 29 de novembro, destacando um avanço da medicina para o tratamento do vírus.

Segundo ele, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento do HIV, que combina duas diferentes substâncias em um único comprimido. O novo fármaco é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico, conforme o estudo que desenvolveu o remédio.

“Tenho certeza de que estamos avançando cada vez mais. Muitas vidas já perdemos por conta desse vírus. Com essa descoberta, temos uma dose diária e dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. Agora, a possibilidade de dose única simplifica o tratamento e facilita a adesão dos pacientes à terapia. Um viva para a medicina e a todos os cientistas que estão dia e noite trabalhando para o sucesso desse novo medicamento”, concluiu o parlamentar.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias