REINO EDUCACIONAL 970X90
PORTAL DA ÁGUAS 02
PANIFICADORA KAROL
OSTEO REABILITH 2020
LEGISLATIVO

Deputados estaduais realizarão sessão itinerante em Itapecuru Mirim

Assembleia em Ação faz parte do projeto de interiorização do legislativo maranhense

07/03/2020 05h54Atualizado há 3 meses
Por: Alberto Júnior
Fonte: Da Redação
IFMA Itapecuru. Foto: Reprodução Portal IFMA
IFMA Itapecuru. Foto: Reprodução Portal IFMA

A Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão realizará uma das edições do projeto Assembleia em Ação no município de Itapecuru Mirim. Pelo cronograma do poder legislativo maranhense a sessão itinerante deve acontecer no próximo dia 20 de Março de 2020.

Devem comparecer ao ato vereadores, prefeitos, gestores públicos estaduais, municipais e de órgãos federais, além de representantes dos mais variados segmentos sociais dos municípios da região.

Com objetivo de aproximar o parlamento estadual ao maior número de municípios possíveis, o Assembleia em Ação é a ferramenta encontrada pelos deputados para levar ao conhecimento da população os trabalhos realizados pelos parlamentares maranhenses. Romper as paredes do Palácio Manuel Beckman, sede do órgão, e rumar em direção ao interior é um passo gigantesco no processo de transparência e garante o exercício pleno da Democracia.

Em edições anteriores o projeto foi realizado em Balsas, Imperatriz, Timon e Trizidela do Vale. Nesta quinta edição o município de Itapecuru recebe os parlamentares, que terão o auditório do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Itapecuru, como local do evento. A expectativa do Assembleia em Ação é superar em cada sessão fora de sua sede o número de participantes.

Nas palavras de Inaldo Lisboa, gestor do campus Itapecuru, "fico muito satisfeito que nossas instalações físicas, especialmente o auditório Gomes de Souza, possam receber essa Sessão ITINERANTE  da Assembleia Legislativa. Penso que é um momento marcante para o município e para a região.", declarou à equipe do site Itapecuru Notícias.

Pioneirismo

O nome do auditório no qual será realizada a sessão em Itapecuru não deve ser levado a um acaso. Gomes de Souza (o Souzinha), nascido em Itapecuru, foi eleito por três vezes representante do Maranhão no Parlamento Brasileiro, é dele o pioneirismo de todos os anos percorrer as vilas mais importantes do estado para ouvir o povo e aproximar seu mandato de quem o havia eleito.

Em viagem à Alemanha no ano de 1857, recebe a notícia de que deveria retornar imediatamente ao Brasil para tomar posse. Antes, porém, segue para a Inglaterra, casa-se com Rosa Edith (de 18 anos) e embarca para o Rio de Janeiro.

Em discurso no parlamento defendendo homenagem ao então Marquês (futuro Duque) Caxias, por sua administração como governador da província do Maranhão entre os anos de 1839 a 1841 e pela ação de sufocar a revolta da Balaiada, Souzinha descreve sua itinerância pelos rincões maranhenses. "Ainda há pouco, viajando pelo interior da província, a mais de duzentas léguas do litoral, tive ocasião de reconhecer e lamentar os deploráveis efeitos da guerra civil. Na capital ele já é o fato histórico. Mas no interior, nos campos mesmo em que se deram senguinolentas batalhas, em distritos inteiros que a guerra assolou, ainda se fala nela como se ela datasse de ontem..."

Depois de muito tempo o município volta a ter representantes nos legislativos estadual (Wendel Lages) e federal (Marreca Filho) a partir das eleições de 2018.

Serviço

Evento: Projeto Assembleia em Ação

Local: Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Itapecuru Mirim

Data: 20 de Março de 2020

Hora: A partir das 8h

 

1 Corrêa, Leopoldo. 1908 - Souzinha: Biografia de Joaquim Gomes de Souza. Belo Horizonte. Littera Maciel. 1984. pg 33-34

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 00h53
25°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 25°
25°

Sensação

3 km/h

Vento

91.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
OSTEO REABILITH 2020
PORTAL DA ÁGUAS 02
PORTAL DA ÁGUAS 02
Municípios
PORTAL DA ÁGUAS 02
Últimas notícias
PORTAL DA ÁGUAS 02
Mais lidas
PORTAL DA ÁGUAS 02
Anúncio