
Uma decisão judicial expedida na última sexta-feira (6) interditou a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil do Maranhão, sediada em Itapecuru Mirim, a uma semana do Carnaval 2026. A ação é de autoria da Defensoria Pública do Maranhão.
No documento assinado pelo juíz titular da 3ª Vara da Comarca de Itapecuru Mirim, Dr Celso Serafim Júnior, são apontados dois pontos distintos. A custódia de adolescentes e acessibilidade.
O fato foi abordado nas redes sociais pelo deputado estadual Carlos Lula (PSB), em claro ataque ao governo, e recebeu repost do vice-governador Felipe Camarão (PT), gerando repercussão em todo o estado.
A equipe do portal itapecurunoticias.com entrou em contato com o delegado regional, Dr Samuel Morita, que se mostrou preocupado com a situação. Principalmente pela proximidade com o Carnaval 2026.
De acordo com a sentença, mulheres vítimas de violência devem ser atendidas na Casa da Mulher Maranhense, localizada na rua Senador Benedito Leite. Centro. Os demais atendimentos deverão ser realizados em novo local, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil em caso de descumprimento do prazo de 24 horas ou R$ 1 milhão em caso de descumprimento do prazo de 180 dias para solução dos problemas apresentados.
O prédio onde está instalada a 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil na verdade é uma residência, embora não tenha sido projetado para acomodar um órgão da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-MA) tem cumprido esta função de maneira a respeitar a lei em sua plenitude.
No início do ano de 2025 passou por reforma estrutural e adequações realizadas pelo Governo do Maranhão, além de receber mobiliário e equipamentos.
A reportagem do itapecurunoticias.com verificou medidas já adotadas pela equipe da delegacia para contornar estas situações alegadas pela defensoria e advogados cujos clientes sintam-se desconfortáveis ou prejudicados em seus direitos fundamentais.
Na questão da acessibilidade, já havia sido disponibilizado um espaço no térreo da delegacia para que as pessoas com impossibilidade de subir escadas para chegar até o gabinete do delegado pudessem ser atendidas. Assim estava sendo, garantindo o atendimento a todos.
Quanto a adolescentes há um trabalho com a família. Os pais ou responsáveis são chamados até a delegacia e encaminhados ao seio familiar até que saia decisão da justiça. Cada caso é analisado criteriosamente e tratado com o devido rigor. Também já havia sido adotada esta medida para atender à demanda dos municípios da regional”.
Nos dias 3 e 4 deste mês de fevereiro de 2026, últimas terça e quarta-feira respectivamente, a regional recebeu visita da Corregedoria de Polícia Civil do Maranhão. Foi realizada inspeção criteriosa nas instalações e funcionamento, com posterior relatório encaminhado à SSP-MA atestando a regularidade do serviço prestado à sociedade; observadas as limitações.
A Delegacia Regional de Itapecuru Mirim ficou em primeiro lugar no ano de 2024 quanto ao número de prisões, de acordo com levantamento divulgado pela SSP - MA. Os dados estatísticos de 2025 ainda não foram apresentados, mesmo com a redução da criminalidade no estado ano passado.
Foram aproximadamente 27% a menos em registros de feminicídios, com destaque para diminuição de homicídios, e 5,5% a menos em crimes violentos. No interior, Itapecuru Mirim também registrou resultado positivo.




