
A prefeitura de Itapecuru Mirim realiza nesta sexta-feira (5) uma série de atividades em alusão ao Dia da Consciência Negra.
O evento acontece nesta data devido à transferência feita no último dia 28 de novembro em respeito a ações desenvolvidas nas comunidades quilombolas do município e a participação da secretária municipal de promoção da igualdade racial, Doracy Amorim, em eventos do governo do estado agendados previamente.
No último dia 20 de novembro uma grandiosa comemoração tomou conta do quilombo Santa Rosa dos Pretos, reunindo quase a totalidade das comunidades de matriz africana da região para celebrar a data.
Além da Consciência Negra, em 20 de novembro também é comemorado o dia dedicado a Zumbi dos Palmares; líder negro expoente máximo da luta pela liberdade no Brasil.
Neste dia 5, hoje, será apresentado um projeto de lei que institui a comenda Negro Cosme; dedicada a pessoas que contribuem significativamente com a garantia dos direitos das comunidades quilombolas em Itapecuru Mirim.
Em outro ponto do evento será inaugurado o busto de Cosme Bento das Chagas, o Negro Cosme, um dos líderes do movimento de independência do Brasil chamado de Balaiada, que foi preso e enforcado em praça pública no município de Itapecuru Mirim a 17 de setembro de 1842.
Também será sancionada pelo prefeito Fillipe Marreca (PRD) a lei que institui o Dia Municipal da Religião de Matriz Africana, luta antiga dos povos de origem afro que há muito lutavam por esta conquista na região.
Às 17h será realizada uma Roda de Conversa com o tema "Itapecuru Terra de Quilombos, Luta e Resistência" na Casa de Cultura Professor João Silveira, antigo prédio da Cadeia Pública onde Negro Cosme ficou preso. Esta ação será mediada pela imortal da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), escritora Assenção Pessoa, que contará com a presença de convidados.
