O Governo Federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), cancelou em todo o Brasil mais de 100 mil licenças de pesca por irregularidades. O estado do Maranhão lidera a lista de cancelamentos.
No município de Itapecuru Mirim mais de 300 pescadores perderam a autorização e não receberão o Seguro-Defeso a partir de 2025, de acordo com dados do ministério. A determinação foi publicada na Portaria nº 548/2025, publicada nesta quarta-feira (1º).
A medida entra em vigor a partir do próximo dia 6 de outubro de 2025 e os pescadores terão 30 dias corridos para recorrer, a contar desta terça-feira (2). Para ter acessos à íntegra da Portaria CLIQUE AQUI.
Somente em 2025 mais de 300 mil licenças foram suspensas por falta de recadastramento obrigatório, quase oito mil foram extintas por falecimento dos seus titulares.
Desde 2023 o MPA e a Polícia Federal atuam em ações conjuntas para coibir irregularidades e fraudes no sistema de gerenciamento de recursos voltados a pescadores em todo o Brasil.
Veja os nomes de quem teve licença suspensa no município de Itapecuru Mirim e outras cidades do estado do Maranhão. CLIQIE AQUI. Os registros referentes ao município estão da página 497 até 507 do documento.