Novamente o município de Itapecuru Mirim é destaque no Xadrez maranhense, desta vez com a jovem Lívia Santos Frazão, que demonstrou empenho, concentração e estratégia no 2° Aberto do Brasil de Xadrez - Princesa do Tocantins.
O evento foi realizado em Imperatriz, no Hotel Posseidon, de 25 a 27 de julho, último final de semana. E contou com a participação dos representantes de vários estados.
A Confederação Brasileira de Xadrez organiza esta competição como parte do seu calendário anual, valendo vagas para a final do Campeonato Brasileiro de 2025 (6) e vagas para o Campeonato Maranhense 2025 (2). Além de classificação no ranking nacional (CBX) e internacional (FIDE).
Lívia Frazão é aluna do 1° ano no Colégio Militar Tiradentes XXIII - U.B.E. José Jorge Gomes Rodrigues, de Itapecuru Mirim.
Ela enfrentou adversários adultos, tanto homens quanto mulheres, seguindo as normas do campeonato chamado de "Aberto". Foia única maranhense no pódio e conquistou o término lugar.
A enxadrista garantiu vaga para o Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez que acontece na cidade de Recife, no estado de Pernambuco, em novembro deste ano.
O Colégio Militar Tiradentes XXIII - UEB José Jorge Gomes Rodrigues publicou em suas redes sociais homenagem a Lívia Frazão pela conquista e parabenizou a aluna pelo feito.
Uma forma de valorizar o esporte que tem fundamental importância na educação dos jovens itapecuruenses há mais de 30 anos.