Pais de alunos da Escola de Música Joaquim Araújo, da rede municipal de ensino em Itapecuru Mirim, procuraram a redação do portal itapecurunoticias.com para denunciar a falta de compromisso com os estudantes.
De acordo com a denúncia, ainda não iniciaram as aulas na escola e os professores não haviam sido contratados até a publicação desta matéria.
A equipe do itapecurunoticias.com entrou em contato com o secretário de Cultura do município, Rafael Borges, que informou em abril o início do ano letivo na escola de música para o final daquele mesmo mês.
Segundo o secretário, a contratação dos professores seria realizada através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED). Porém, até agora país e alunos continuam sem saber quando começarão as aulas, visto que o mês de junho se aproxima e com ele o final do primeiro semestres de 2025.
A escola de Música Joaquim Araújo foi fundada no final da década de 80 pelo prefeito e futuro deputado estadual José Lauande Fonseca. Ganhou corpo e maior estrutura a partir dos anos 90, na gestão do ex-prefeito Miguel Lauande. A primeira apresentação aconteceu no ano de 1992, na praça da Cruz, sob a regência do maestro Carlos Martins, auxiliado pelo professor Álvaro.
No primeiro momento as aulas eram ministradas no prédio do Cine Mariana, esquina da avenida Gomes de Sousa com a rua do Sol. Posteriormente passou para o prédio da escola Gonçalves Dias, na rua coronel Catão e depois se instalou no prédio da Casa de Cultura Professor João Silveira, bairro do mercado, onde funciona até hoje.