Começa hoje, terça-feira (13), a edição 2025 dos Jogos Escolares Itapecuruenses (JEIs) que vai movimentar a classe estudantil nos próximos dias.
Organizados pela prefeitura de Itapecuru Mirim, os JEIs 2025 têm como objetivo complementar atividades pedagogias, o desenvolvimento físico e intelecto emocional dos alunos.
Além disso fomentar o esporte nas instituições de ensino da rede municipal de ensino, promover o intercâmbio sociocultural e esportivo entre os participantes, garantir mais oportunidades de acesso a práticas inclusivas.
Na edição 2025 a zona rural terem um papel protagonista. As comunidades Tingidor, Entroncamento e Leite serão sedes regionais com eventos acontecendo durante todo o período os JEIs que vão de 13 a 25 de maio.
De acordo com a organização, 36 escolas estão inscritas nas competições de Futebol, vôlei, judô, karatê, jiu-jitsu, ciclismo, xadrez, beach soccer, tênis de mesa, capoeira, jogos eletrônicos, atletismo, handebol e badminton.
Mais de 700 estudantes participam dos jogos. A solenidade de abertura está marcada para as 16h na Praça Gomes de Sousa.
A solenidade de premiação ainda não tem data definida. Mas deve acontecer antes de 9 de junho de 2025, data limite para que as prefeituras enviem à Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (SEDEL) o relatório com resultados oficiais das competições locais.
Esta é a condição do Governo do Estado para participação dos municípios nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) deste ano, é o que consta no Regulamento Geral dos JEMs 2025.
No último dia 29 de abril a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Esporte, Juventude, Lazer e Turismo realizou o Fórum com participantes no Itapecuru Social Clube para alinhar o evento.
Apesar de estar sendo apresentada como a edição 23, os JEIs são realizados muito antes de 2002 e amplamente registrados na imprensa Itapecuruense.
Em exemplo foram as cerimônias de premiação na década de 90, que movimentação toda a juventude do município para vibrar pelos campeões num a grande festa ambientada nas instalações do Social Clube, centro da cidade.
A seguir o registro da entrega do troféu d campeão no basquete aos atletas da antiga escola CEMA.