O Comitê Assessor da Gestão do Ensino (Cagen) e o Comitê Assessor da Gestão Pedagógica da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis do IFMA realizaram reunião conjunta nesta quinta-feira, 20 de junho, para discutir as diretrizes para readequação das atividades de ensino e assuntos estudantis após o retorno da greve. Na ocasião, foi apresentada a Instrução Normativa nº 10/2024 (Prenae/Reitoria/IFMA) com o objetivo de orientar os campi na readequação das atividades de ensino e assistência estudantil.
O Pró-reitor de Ensino do IFMA, Maron Stanley, explica que a Instrução Normativa oferece recomendações gerais para a retomada das atividades letivas nos campi após o período de greve. “ O documento busca trazer transparência e aliviar as incertezas causadas pela greve no ensino e na assistência estudantil e permitir que a gestão se prepare com antecedência para o reinício das atividades, quando for possível. A divulgação da instrução normativa não implica o fim da greve ou impede o debate e as contribuições futuras dos Campi”, avalia.
Dentre outros objetivos, o documento quer: definir parâmetros para a tomada de decisões e execução de ações necessária no retorno pós-greve; proporcionar segurança legislativa e técnico-pedagógica aos campi para os desenvolvimentos das ações necessária para o restabelecimento da oferta das atividades de ensino e da assistência estudantil; disponibilizar orientações sistematizadas e sistêmicas para proporcionar a unicidade nos encaminhamentos, sem prejuízo das diversidades locais; garantir a reposição das cargas horárias curriculares, das aulas, avaliações e demais atividades acadêmicas não ministradas em função da greve; garantir que aulas presenciais não podem e não poderão ser substituídas por atividades didáticas remotas e orientar, ao final da greve, a readequação dos calendários acadêmicos dos campi.
Mín. 22° Máx. 35°