Sábado, 27 de Novembro de 2021 23:35
98 98141-3481
Cultura 203 anos de história

AICLA comemora 203 anos da vila de Itapecuru Mirim e empossa novos membros

Solenidade aconteceu no último dia 20 de outubro

23/10/2021 07h44 Atualizada há 1 mês
Por: Redação Fonte: AICLA - Texto: Brenno Bezerra
(Dir) Itaan Santos, Antônio Blecaute, João Pimentel e Adney Teles. Foto: Divulgação
(Dir) Itaan Santos, Antônio Blecaute, João Pimentel e Adney Teles. Foto: Divulgação

A Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes realizou no último dia 20 de outubro (quando se comemora a fundação da vila de Itapecuru) a cerimônia de posse dos novos membros do sodalício.

Em uma festa emocionante, foi apresentada a bandeira oficial da AICLA, criada por Beto Diniz e aprovada pelo corpo de imortais.

Tornaram-se acadêmicos: Blecaute Costa Barbosa - Escritor e um dos precursores do teatro itapecuruense na década de 1980, que é Doutor em Direito, Professor Universitário e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado; Adney Teles - Pesquisador, servidor público, jurista (Mestrando em Direito) e Professor Universitário, com experiência em gestão; João Carlos Pimentel Cantanhede - Artista Plástico com graduação pela Universidade Federal do Maranhão, Professor, Escritor e Mestre em Artes Visuais; e Itaan Santos - Escritor, Professor Universitário, Médico Veterinário com Doutorado em Agronomia. Eles ocuparão as cadeiras patroneadas pelo Cônego Albino Campos, Negro Cosme, Antônio Olívio Rodrigues e Luiz Bandeira, respectivamente.

Antônio Blecaute, Adney Teles, João Pimentel e Itaan Santos

Os novos imortais defenderam as suas biografias e de seus patronos, e receberam lindas recepções por parte de Assenção Pessoa, Jucey Santana e Maurel Selares, para assim serem postos neles o pelerine e a medalha da Academia. No mesmo ato, o Prefeito Benedito Coroba (representado pela Secretária Municipal de Educação Nazaré Ferraz) e o Presidente da Câmara Municipal Cleomar Rodrigues receberam seus certificados de Membros Honorários, e a vargem-grandense Alice Pires foi empossada membro correspondente.

Fazendo o uso da palavra, o Presidente Inaldo Lisboa desejou boas vindas aos novos membros e fez uma voraz defesa das ações da AICLA, hoje tão fundamental para a cultura de Itapecuru Mirim, citando a Festa Literária de Itapecuru Mirim (FLIM) e o projeto ambiental, que estão ultrapassando os limites do município e ganhando adeptos e admiradores no Maranhão inteiro, o que mostra que todos têm que, cada vez mais, trabalhar fortemente para alavancar os projetos que são extremamente importantes para nossa cidade.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias