Quarta, 18 de Maio de 2022
25°

Pancada de chuva

Itapecuru Mirim - MA

Cultura 203 anos de história

AICLA comemora 203 anos da vila de Itapecuru Mirim e empossa novos membros

Solenidade aconteceu no último dia 20 de outubro

23/10/2021 às 07h44 Atualizada em 23/10/2021 às 08h01
Por: Redação Fonte: AICLA - Texto: Brenno Bezerra
Compartilhe:
(Dir) Itaan Santos, Antônio Blecaute, João Pimentel e Adney Teles. Foto: Divulgação
(Dir) Itaan Santos, Antônio Blecaute, João Pimentel e Adney Teles. Foto: Divulgação

A Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes realizou no último dia 20 de outubro (quando se comemora a fundação da vila de Itapecuru) a cerimônia de posse dos novos membros do sodalício.

Em uma festa emocionante, foi apresentada a bandeira oficial da AICLA, criada por Beto Diniz e aprovada pelo corpo de imortais.

Tornaram-se acadêmicos: Blecaute Costa Barbosa - Escritor e um dos precursores do teatro itapecuruense na década de 1980, que é Doutor em Direito, Professor Universitário e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado; Adney Teles - Pesquisador, servidor público, jurista (Mestrando em Direito) e Professor Universitário, com experiência em gestão; João Carlos Pimentel Cantanhede - Artista Plástico com graduação pela Universidade Federal do Maranhão, Professor, Escritor e Mestre em Artes Visuais; e Itaan Santos - Escritor, Professor Universitário, Médico Veterinário com Doutorado em Agronomia. Eles ocuparão as cadeiras patroneadas pelo Cônego Albino Campos, Negro Cosme, Antônio Olívio Rodrigues e Luiz Bandeira, respectivamente.

Antônio Blecaute, Adney Teles, João Pimentel e Itaan Santos

Os novos imortais defenderam as suas biografias e de seus patronos, e receberam lindas recepções por parte de Assenção Pessoa, Jucey Santana e Maurel Selares, para assim serem postos neles o pelerine e a medalha da Academia. No mesmo ato, o Prefeito Benedito Coroba (representado pela Secretária Municipal de Educação Nazaré Ferraz) e o Presidente da Câmara Municipal Cleomar Rodrigues receberam seus certificados de Membros Honorários, e a vargem-grandense Alice Pires foi empossada membro correspondente.

Fazendo o uso da palavra, o Presidente Inaldo Lisboa desejou boas vindas aos novos membros e fez uma voraz defesa das ações da AICLA, hoje tão fundamental para a cultura de Itapecuru Mirim, citando a Festa Literária de Itapecuru Mirim (FLIM) e o projeto ambiental, que estão ultrapassando os limites do município e ganhando adeptos e admiradores no Maranhão inteiro, o que mostra que todos têm que, cada vez mais, trabalhar fortemente para alavancar os projetos que são extremamente importantes para nossa cidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias