Sábado, 10 de Abril de 2021
98 98141-3481
Cultura POLÊMICA

URGENTE: Grupo TEIT acusa secretário por despejo de sala na Casa da Cultura

Com mais de 30 anos de existência grupo de teatro não acredita no que aconteceu

26/01/2021 04h40
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Momento de despejo do TEIT na Casa de Cultura Prof João Silveira. Foto: Reprodução
Momento de despejo do TEIT na Casa de Cultura Prof João Silveira. Foto: Reprodução

Na madrugada desta terça-feira (26) uma verdadeira "bomba" veio à tona no cenário cultural itapecuruense, a notícia de que o grupo TEIT fora sumariamente despejado da Casa de Cultura Professor João Silveira.

O Teatro Experimental Itapecuruense (TEIT) é o mais antigo e renomado grupo teatral de toda a região, tem em sua história as marcas da luta pela valorização do teatro na cidade e inúmeros componentes hoje fazem parte tanto da história quanto da vida social do município, inclusive ocupando cargos públicos no passado e atualmente.

Através das redes sociais um de seus membros, Klaudyo Leews, usou o perfil na plataforma facebook para denunciar que o grupo havia sido despejado do lugar que era usado para ensaios e produção de material cênico, uma sala na Casa de Cultura. Indignado, Leews denuncia que o próprio secretário de cultura, Beto Diniz, mesmo tendo sido integrante do TEIT, determinou o despejo e enviou áudios e mensagens com insultos para reafirmar a ação. Segundo Klawdyo, logo após enviar áudios o secretário os teria apagado.

O que causa estranheza é despejar sumariamente da Casa de Cultura uma das maiores expressões culturais da cidade, da qual o próprio secretário fez parte e conhece toda a luta pela valorização. Leia abaixo o desabafo publicado no facebbok e fotos do momento do despejo:

NOTA DE ESCLARECIMENTO ao público... O grupo de Teatro espetacular de Itapecuru-Mirim, TEIT, vem a público esclarecer...

Publicado por Klawdyo Leews em Segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

A equipe do Itapecuru Notícias entrou em contato com o secretário Beto Diniz que declarou ser isolada a manifestação do coordenador Klawdyo Leews. Segundo o secretário, a diretoria do TEIT tem outro pensamento e já participou de reuniões para valorização do teatro itapecuruense. Há, inclusive, de acordo com Beto Diniz, agendamento de econtro com o secretário de estado da cultura, Anderson Lindoso, em São Luís, para buscar recursos destinado ao TEIT.

Para Diniz a atitude de Leews foi precipitada e a verdade é que a Casa de Cultura está passando por uma revitalização. A escola de Música Joaquim Araújo foi realocada no prédio e o museu voltará a ser aberto ao público. O auditório, pátio e instalações do ambiente estão à disposição do TEIT. Atividades culturais estão sendo realizadas novamente, a exemplo recente do lançamento de livros e recitais, apresentações teatrais realizadas semana passada.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 09h31 - Fonte: Climatempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 26° Máx. 32°

32° Sensação
16.1 km/h Vento
58.2% Umidade do ar
90% (30mm) Chance de chuva
Amanhã (11/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 31°

Sol com muitas nuvens e chuva
Segunda (12/04)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 26° Máx. 32°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias