Sábado, 27 de Novembro de 2021 23:54
98 98141-3481
Cidades LIMPEZA PÚBLICA

VÍDEO: Moradores gravam situação do lixo em Itapecuru e mandam recado a secretário Rogério Baiano

Sociedade cobra regularização da coleta e ações emergenciais

06/01/2021 07h37 Atualizada há 11 meses
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Na tarde desta terça-feira (05) um vídeo circulou nas redes sociais, grupos de mensagens na cidade mostrando o estado em que se encontram as ruas na sede e a insatisfação da sociedade.

As imagens foram gravadas por moradores da rua Sebastião Sousa com objetivo de chamar atenção do poder público municipal, em especial do secretário de infraestrutura recém-empossado Rogério Baiano. É possível ver sacos de lixo amontoados na rua à espera da coleta que só começou a ser feita no último domingo (3) de maneira muito tímida nas vias públicas do centro.

Frustrando as expectativas daquela comunidade, no início da noite a assessoria de comunicação do município divulgou vídeo institucional onde aparece o procurador-geral da gestão Coroba, Dr. Dihones Muniz, falando à população sobre as medidas tomadas pela prefeitura para solucionar o problema de maneira emergencial. Porém, a pergunta feita pela própria ASCOM no início da peça institucional não é respondida, "Quando será restabelecido o serviço de limpeza pública?". O povo continua querendo saber.

Vale lembrar que após as eleições municipais no último dia 15 de novembro de 2020, foi instituída a equipe de transição, responsável por garantir a continuidade da prestação de serviços público no município. Todo o processo de preparo das dispensas de licitações (quando necessárias), como no caso de contratação emergencial para limpeza pública, deveria ter sido trabalhada neste período para que já aos primeiros minutos de 2021 a nova gestão apresentasse à comunidade um plano de ação.

Da mesma forma um cronograma deveria ter sido elaborado para proporcionar atendimento médico nas unidades básicas de saúde, sem faltar insumos básicos como gazes, esparadrapos, algodão, luvas etc que são alvos de reclamações desde a gestão do agora ex-prefeito Miguel Lauand. O próprio funcionamento das UBS ficou prejudicado pela ausência deste cronograma de trabalho, pacientes atendidos pelo programa TFD (Tratamento Fora do Domicílio), que não pode ser interrompido, vêm manifestando insatisfação e muitas dúvidas por não saberem a quem recorrer.

Em seu discurso de posse o prefeito Benedito Coroba elogiou a equipe de transição afirmando que fez "um excelente trabalho na transição de governo". Rogério Baiano é referência na região nesta área de infraestrutura, tem inúmeros serviços prestados tanto no setor público quanto privado, como também trabalhos voluntários de abertura de acessos a comunidades na zona rural, manutenção  de estradas vicinais, perfuração de poços artesianos, construção de açudes, implementação de meios para gerar renda a agricultores, catadores de materiais recicláveis, tiradores de pedras, trabalhadores autônomos que precisam garantir o sustento de suas famílias.

A população itapecuruense recebeu de forma positiva sua nomeação para a secretaria de infraestrutura e agora começa a cobrar ações concretas por conta do abandono na limpeza pública já considerada precária nos últimos 3 anos. A expectativa é que seja regularizada a coleta de lixo ainda nesta semana, para que a cidade volte à normalidade.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Ele1 - Criar site de notícias