Sexta, 22 de Janeiro de 2021
98 98141-3481
Polícia POLÍTICA

Coroba vai criar secretaria de Meio Ambiente, Juventude e ouvidoria do município

As declarações foram feitas em entrevista concedida à AICLA na noite desta segunda (07)

07/12/2020 20h33
Por: Alberto Júnior Fonte: Da Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O prefeito eleito de Itapecuru Mirim, Benedito Coroba, participou na noite desta segunda-feira (07) do projeto Diálogos Convergentes, da Academia Itapecuruense de Ciências, Letras e Artes (AICLA), respondendo perguntas dos internautas e fazendo revelações importantes.

Numa conversa bem descontraída, à vontade direto de seu escritório em casa, Coroba dialogou com o jornalista, escritor e crítico de cinema, Brenno Bezerra, durante 1 hora. Ele começou agradecendo os votos e foi logo respondendo as primeiras perguntas.

Falou de áreas importantes como a educação para a qual afirmou ter planos de recuperar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que mede o aprendizado dos alunos no país inteiro. Segundo o prefeito eleito, o objetivo é chegar ao fim do mandato entre os 10 com índices mais alto no estado do Maranhão. Atualmente Itapecuru ocupa a 192ª posição no ranking dos 217 municípios, com nota 4,3 muito abaixo da meta de 5,1 para 2019. Apenas entre 2007 e 2009 a educação local superou a meta do governo federal, de 2011 até aqui esteve sempre abaixo. Veja estatística a seguir:

Mostrou preocupação com a infraestrutura declarando que vai buscar a recuperação de toda a malha viária na sede e zona rural e garantir o escoamento da produção. Para Coroba o homem do campo necessita de infraestrutura, a agricultura parou no tempo desde a década de 80 e tem que ser retomada imediatamente, declarou. Revelou ainda que criará as feiras do produtor por regiões para ajudar a gerar renda. Garantiu que a prefeitura irá fomentar a agricultura familiar comprando os produtos direto do campo para merenda escolar, anunciou que trará a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para Itapecuru com intuito de dar mais suporte ao setor.

Questionado sobre o incentivo ao esporte, o prefeito eleito citou as críticas de adversários na campanha zombando que ele nunca havia chutado uma bola, que não ia a estádios e fez questão de lembrar sua adolescência como desportista chegando a dirigir um clube de futebol na cidade, o Águia do Norte, inclusive ganhando títulos. Tornar público que seu time do coração em Itapecuru era o Ideal, a ponto de voltar para casa triste quando a equipe amargava qualquer derrota. Informou que o estádio municipal Rodolfão (agora Arena Baixinho) deve ser inaugurado até fevereiro de 2021 e as competições de futebol voltarão a realidade, também o basquete, handebol e outros esportes serão valorizados.

Algumas perguntas feitas pelos internautas não foram respondidas, notadamente tantas outras ficaram de lado devido ao tempo curto e o volume de argumentações, felicitações e manifestações de apoio ao novo governo. Todavia, a relevância da educação especial e os planos a partir de 2021 mereciam explanação. Bem como a geração de emprego e renda, urgência para aliviar a situação de miséria à qual se referiu o próprio prefeito eleito num determinado momento da entrevista quando relembrou as andanças durante a campanha. Já a respeito de uma agência da Caixa Econômica Federal, foi contundente em dizer que já está trabalhando para manifestar à superintendência do órgão no Maranhão o desejo de ter aqui uma unidade que possa acabar com o sofrimento de quem hoje vai a Santa Rita, São Luis ou Chapadinha para resolver qualquer problema.

Para a Saúde Coroba revelou o desejo de construir um hospital do município, clamor antigo da sociedade. De acordo com suas palavras, para tornar real este projeto serão abertas conversas com os governos estadual e federal que viabilizem erigir a casa de saúde. Mesmo abordando a ampliação da atenção básica local, não foi tratado sobre a criação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h. Outra reclamação da comunidade.

Das revelações mais importantes de toda a entrevista, a criação das secretarias de Meio Ambiente, Juventude e da Ouvidoria do município chamaram atenção. Esta última justificada pela vontade do prefeito eleito em fazer uma gestão presente, mais próxima do povo. Certamente um reflexo dos mais de 20 anos exercendo o cargo de promotor de justiça no Ministério Público do Maranhão.

Sobre a relação com a câmara de vereadores deixou claro que pretende manter a independência entre os poderes, a harmonia no ambiente democrático sem interferir nas decisões daquela casa. Enfatizou a necessidade da fiscalização por parte dos edis acompanhando as ações de seu governo e ajudando a trilhar o caminho certo.

Como membro da AICLA parabenizou o sodalício pela iniciativa do projeto Diálogos Convergentes, anunciou que a secretaria de Cultura terá um titular também membro da entidade e mencionou a 3ª Festa Literária de Itapecuru Mirim (FLIM), que acontece a partir da próxima quarta-feira (09), em ambiente virtual. A posse acontece dia 1º de janeiro e o diploma, em suas próprias palavras o mais importante dentre todos que recebeu ao longo da vida, será entregue dia 18 do mesmo mês.

2 comentários
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 06h15 - Fonte: Climatempo
25°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 31°

25° Sensação
7.1 km/h Vento
95% Umidade do ar
83% (7mm) Chance de chuva
Amanhã (23/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 24° Máx. 32°

Sol, pancadas de chuva e trovoadas.
Domingo (24/01)
Madrugada
Manhã
Tarde
Noite

Mín. 25° Máx. 29°

Sol com muitas nuvens e chuva
Ele1 - Criar site de notícias