OSTEO REABILITH 2020
REINO EDUCACIONAL 970X90
PANIFICADORA KAROL
PORTAL DA ÁGUAS 02
ALERTA

Rio Itapecuru marca 13m acima do nível normal e preocupa ribeirinho

Além dos Bombeiros, ANA também monitora aumento do volume em Itapecuru

14/03/2020 16h31Atualizado há 3 meses
Por: Alberto Júnior
Fonte: Da Redação
Escala linimétrica instalada às margens do rio itapecuru em Itapecuru Mirim. Foto: João Di Bragana
Escala linimétrica instalada às margens do rio itapecuru em Itapecuru Mirim. Foto: João Di Bragana

Na manhã deste sábado (14) a população ribeirinha entrou em alerta no município de Itapecuru Mirim por causa da elevação do nível no rio Itapecuru.

De acordo com as escalas linimétricas, as águas atingiram hoje a marca de 13,02 metros e tende a subir com a incidência das fortes chuvas em todo o Maranhão, especialmente nas cidades rio acima como Caxias e Codó que já apresentam pontos de alagamento em plena sede.

Ano passado, 2019, este nível foi alcançado um mês mais tarde, em Abril. Isto pode ser um indício de que moradores de bairros às margens do rio já podem preparar uma possível retirada, caso as chuvas persistam nesta intensidade.

Além da 11a Companhia de Bombeiro Militar, a Agência Nacional das Águas, órgão federal, também monitora o volume do Itapecuru através de instrumentos modernos, como pluviômetros, que enviam dados coletados por uma estação instalada próximo à entrada da cidade e os envia via satélite para Brasília.

A Defesa Civil do município deve estar atenta à situação e traçar plano de ação que possa atender possíveis desabrigados, como locais com acomodações adequadas, estoque de alimentos, fornecimento de água e energia, saneamento básico e toda a estrutura necessária.

O poder público local, através da secretaria de assistência social, também tem que atentar-se para a elevação das água e, caso haja desabrigados, aprontar local para recebimento. Veja a seguir as providências tomadas pela Defesa Civil regional no ano de 2019:

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 00h53
25°
Pancada de chuva Máxima: 32° - Mínima: 25°
25°

Sensação

3 km/h

Vento

91.1%

Umidade

Fonte: Climatempo
PORTAL DA ÁGUAS 02
OSTEO REABILITH 2020
PORTAL DA ÁGUAS 02
Municípios
PORTAL DA ÁGUAS 02
Últimas notícias
PORTAL DA ÁGUAS 02
Mais lidas
PORTAL DA ÁGUAS 02
Anúncio