REINO EDUCACIONAL 970X90
PANIFICADORA KAROL
OSTEO REABILITH 2020
CARNAVAL 2020

Após 3 anos sem, itapecuru entra o 4º lembrando o esplendor de 'outros carnavais'

Miguel Lauand foi eleito com a promessa de resgatar a festa em Itapecuru

02/02/2020 06h41
Por: da Redação
Fonte: Da Redação
Carnaval 2015, Pça Gomes de Souza. Foto: Eliane Pinheiro (Reprodução)
Carnaval 2015, Pça Gomes de Souza. Foto: Eliane Pinheiro (Reprodução)

Sem saber se neste anos de 2020 a administração Miguel Lauand seguirá o 'protocolo' e continuará privando o povo da maior festa popular do Brasil, organizada pela prefeitura na cidade de Itapecuru, os foliões demonstram indignação em vez de qualquer surpresa.

Desde seu primeiro ano de mandato Miguel deixou claro que não realizaria o tradicional carnaval na praça Gomes de Souza por causa da situação financeira que encontrara a prefeitura. Em suas declarações afirmava que o dinheiro a ser gasto no período de Momo seria investido em áreas como infraestrutura, saúde e educação.

Passados 3 anos, a cidade reclama não ter visto os tais investimentos em infraestrutura, nem na educação, saúde e continua também sem o Carnaval. O descontentamento é geral, mesmo entre os apoiadores e correligionários do prefeito, ainda que de maneira muito discreta e bem comedida para não 'dar bandeira'.

Na infraesrutura durante os últimos 3 anos as denúncias foram constantes, principalmente nas comunidades da zona rural. Estradas vicinais sem condições de trafegabilidade, isolamento em algumas delas e suas regiões, prejuízos ao homem do campo por não ter como escoar sua produção e recusa de proprietários de veículos em circular nos trechos mais críticos.

Já no tocante à saúde a situação é tão caótica quanto a descrita acima. População reclamando da falta de atendimento adequado nos postos de saúde na sede, a zona rural denuncia que nem atendimento tem, reclamação pela falta de insumos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) obrigando os pacientes a buscarem socorro no hospital regional Adélia Matos Fonseca que acaba superlotado.

Educação não fica por menos, são reclamações de salários atrasados, cobranças do pagamento de 1/3 de férias, professores da zona rural sem receber difícil acesso, denúncias de que a prefeitura paga a quem não necessita, obras de manutenção abandonadas, Ministério Público ingressando ações na justiça, conclusão de obras realizadas somente após determinação judicial, alunos sem transporte escolar, prefeitura alegando que não recebe repasse para transportar estudantes do ensino médio, o governo federal postando valores deste repasse, agência, conta e dia do depósito. E por aí vai.

Enquanto cidades como Vargem Grande anunciam o maior carnaval do Maranhão pelo segundo ano consecutivo, em Itapecuru Mirim os foliões parecem já acreditarem passar em branco mais este ano. O prejuízo para o comércio local foi enorme neste terceiro mandato de Miguel Lauand sem carnaval. Hotéis, autônomos que trabalham com venda de comidas, serviços, aluguéis de casas, ambulantes, taxistas e moto taxistas, do pequeno ao grande empresário sentiram o 'baque'.

Curioso é que foi exatamente com Dr. Miguel Lauand, em sua primeira administração, que a cidade despontou na preferência como destino neste período do ano. A proximidade com a capital São Luís (115Km) sempre foi o maior atrativo. Era praxe amigos saírem às 16h da capital, chegarem por volta das 18:30h em Itapecuru, brincarem até às 4h da madrugada e retornarem com a precaução de que cada dia um era escolhido motorista e não ingeria álcool. Muitos chegavam mesmo a amanhecer, sem esquecer os que alugavam casas por temporada.

Ao que tudo indica, a prefeitura de Itapecuru vai deixar para os 45 minutos do segundo tempo o anúncio tão esperado. O povo, continua na angústia perguntando-se "vai ter carnaval 2020 ou não?" Resta apenas aguardar.

1comentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Itapecuru Mirim - MA
Atualizado às 00h14
26°
Muitas nuvens Máxima: 32° - Mínima: 25°
28°

Sensação

8.1 km/h

Vento

89.8%

Umidade

Fonte: Climatempo
OSTEO REABILITH 2020
Brasil Cursos
REINO EDUCACIONAL 300X250
Municípios
REINO EDUCACIONAL 300X250
Últimas notícias
PANIFICADORA KAROL
REINO EDUCACIONAL 300X250
Mais lidas
Anúncio
Anúncio