Domingo, 21 de Setembro de 2025
Publicidade

Abertas inscrições de instituições para formarem profissionais do SUS

Serão 4 mil vagas para especialidades em áreas prioritárias do SUS

Redação
Por: Redação Fonte: Radio Agencia Brasil
21/09/2025 às 06h33
Abertas inscrições de instituições para formarem profissionais do SUS
Imagem: Reprodução

Está aberto o prazo de inscrição para instituições interessadas em formar 4 mil profissionais especialistas em áreas prioritárias para o SUS. As inscrições serão encerradas no dia 20 de outubro e podem ser feitas pelo endereço sigresidencias.saude.gov.br.

O Ministério da Saúde publicou dois editais. O primeiro é direcionado à  adesão de programas de residência médica, em que a pasta vai ofertar 3 mil bolsas para anestesiologia, radiologia e cirurgia oncológica.

O segundo edital trata dos programas de residência em área profissional da saúde, que vai oferecer mil bolsas em áreas como Atenção à Saúde da Mulher, Atenção à Saúde Mental e Enfermagem Obstétrica.

Continua após a publicidade
Anúncio

A adesão pode ser solicitada por universidades e hospitais federais ligados aos Ministério da Saúde e da Educação, entidades privadas sem fins lucrativos e  órgãos e instituições públicas municipais, estaduais e distritais.

A distribuição das bolsas vai ser feita de forma prioritária para os estados da Amazônia Legal, que inclui Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. A ação tem o objetivo de reduzir desigualdades regionais e garantir que essas regiões tenham acesso a atendimento de qualidade.

A oferta das 4 mil bolsas é a maior já feita pelo Ministério da Saúde nos últimos 10 anos. Apenas em 2025, o ministério vai investir R$ 1,8 bilhão em programas de residência, um aumento de 32% na comparação com 2023.

Continua após a publicidade
Anúncio
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias