Adolescentes e jovens de 15 a 19 anos têm agora até dezembro para se vacinar contra o HPV. É que o Ministério da Saúde ampliou o prazo para imunização dessa faixa etária, que pela primeira vez passou a receber a vacina pelo SUS.
Segundo a pasta, a meta é proteger cerca de 7 milhões de jovens que perderam a imunização na idade recomendada, que é de nove a 14 anos, em dose única.
Para facilitar o acesso à vacina contra o HPV, o imunizante está sendo oferecido em Unidades Básicas de Saúde, escolas, universidades, ginásios esportivos e shoppings.
A vacina contra o papilomavírus humano garante proteção contra diversos tipos de câncer associados ao HPV, entre eles: colo do útero, ânus, pênis, garganta e pescoço.
Até o início de setembro, mais de 115 mil adolescentes e jovens já haviam se vacinado nessa etapa da estratégia do Ministério da Saúde, com destaque para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
No ano passado, o Brasil atingiu mais de 82% de cobertura vacinal entre meninas de nove a 14 anos, índice acima da média global. Entre os meninos, a cobertura foi de 67%.
A meta brasileira é atingir 90% de cobertura vacinal entre meninas até 2030, para eliminar o câncer de colo do útero.